domingo, 23 de outubro de 2011

Semana Nacional do Livro


23 a 29 de Outubro – Semana do Livro

29 de Outubro – Dia Nacional do Livro



         A semana Nacional do livro foi instituída pelo decreto nº 61.527, de 13 de outubro de 1967.

         A palavra Livro vem do latim líber, e nomeia casca de cartas árvores que tinham uma apresentação laminada. No passado, lajotas de barro, cascas das árvores, pedras, bronze e tábuas de madeira foram usados como materiais para o registro de idéias ou acontecimentos. Depois veio o papiro, o pergaminho e a polpa das árvores.

         O livro tem sua origem na China, há 2000 a.C. Foi o veneziano Marco Pólo, no século XIII, quem o levou para a Europa juntamente com a imprensa chinesa, que já contava com tipos móveis. Levou ainda, uma espécie de tecido que permitiu que se chegasse até o papel. Mais tarde, na Europa, Johann Gutenberg  aperfeiçoou o sistema chinês inventando um molde de composição tipográfica para confeccionar tipos móveis em metas. Apesar das divergências, para muitos historiadores a tipografia de Gutenberg foi criada sem nenhuma ligação com a dos orientais e por isso merece ser considerado o inventor da imprensa.

         A partir dessa invenção foi possível a impressão de livros em série, com um custo menor. Aperfeiçoamentos foram sucedendo-se e, hoje, com a eletrônica moderna, a impressão tornou-se altamente sofisticada.                                 
Calendário Criança Feliz- Outubro
Ed. Criança Feliz



Na semana de 23 a 28 de outubro foi comemorado na EMEB Jardim Paraíso,  a Semana Nacional do Livro, sendo que dia 29 de outubro é o dia nacional do livro. O evento contou com a presença e participação da jovem autora de apenas 13 anos de idade, nascida no estado de Paraná  " SARAH LINHARES'  comentou como foi que ela entrou para o mundo dos escritores e também fazer a divulgação de seu livro " Esparcktos".Também falou dos próximos livros que serão lançados num futuro bem próximo.


Endereço do blog da Jovem escritora Sarah Linhares

 http://gringagirls.blogspot.com/


















Um comentário:

Anônimo disse...

QUE MARAVILHA ISSO!UMA ESCRITORA LOCAL E ADOLESCENTE NO SEMANA DA LEITURA NA ESCOLA! PARABENS PRA VOCES!