quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto: Trânsito Legal

Escola Municipal de Educação Básica Jardim Paraíso.

Projeto: Trânsito Legal

Alunos: Educação de Jovens e Adultos (E.J.A.).

Professor responsável: Mirian Renata da Veiga Bessani

Coordenador Laboratório: Roselaine Sauer Didoné


INTRODUÇÃO


O projeto teve origem na percepção de que alguns alunos almejam obter sua Carteira Nacional de Habilitação (C.N.H.), visto também que os mesmos fazem parte do trânsito, o que torna imprescindível as discussões sobre o trânsito.
Somente um letrado será capaz de obter aprovação no teste teórico realizado pelo Departamento de Trânsito (DETRAN), assim, nosso grupo composto por quatro professores, sendo dois deles professores de sala regular e dois intérpretes de surdos, reuniram-se para a elaboração de um projeto que tratasse da realidade vivida pelos alunos, que eles pudessem estudar conteúdos práticos e teóricos relevantes ao seu viver social



OBJETIVO


- Identificar e interpretar as principais sinalizações de trânsito;
- Conhecer as noções básicas de primeiros socorros;
-   Analisar algumas leis de trânsito quanto a sua funcionalidade;
-   Desenvolver a cidadania no trânsito.
-   Apoiar a idéia de direção defensiva no trânsito;
-   Participar de uma aula na escola de trânsito;
-   Debater com autoridades de trânsito os problemas vividos em nossa sociedade;
-   Analisar a acessibilidade do trânsito para as pessoas portadoras de necessidades especiais;
-   Discutir sobre nossas atitudes no trânsito e suas conseqüências.



METODOLOGIA

-  No laboratório de informática realizar pesquisa em sites sobre: história do trânsito,primeiros socorros, multas de trânsito e estatísticas sobre acidentes, dados sobre a carteira de motorista e  placas de carro (ordem numérica e das letras, estados)
-  Confecção de cartazes sobre o trânsito para expor na escola;
-  Palestra com bombeiro sobre primeiros socorros
-  Palestra com agentes da Secretaria Municipal de Trânsito sobre direitos e deveres de pedestres, ciclistas e motoristas
-  Teatro sobre o trânsito com Colégio da rede privada Cristiane Archer Dal’Bosco (CAD)
-  Aulas sobre primeiros socorros e direção defensiva na escolinha de trânsito;
-  Gincana  do trânsito.


RESULTADOS

Os alunos envolvidos no projeto tiveram uma noção do processo de obtenção da C.N.H., perceberam que a partir de sua alfabetização é possível se tornar um “motorista legal” e qual atitude a sociedade espera de um cidadão no trânsito.



AVALIAÇÃO


- No decorrer do projeto procuramos avaliar o nível de aprendizagem dos alunos de modo processual e participativo considerando a freqüência dos alunos e a participação de alunos, educadores, gestores, parceiros e comunidade.
- Os dados estatísticos colhidos se referem a uma etapa do projeto onde os alunos foram submetidos a um questionário com múltiplas escolhas, semelhante ao teste realizado pelo DETRAN no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (C.N.H.).


Material de apoio – Mídias
  • Computador,
  • Microfone,
  • Maquina digital,
  •  Aparelho de som;
  •  TV, Vídeo, CDs;
  • Software educativo.
  •  http://www.detran.mt.gov.br
http://simuladododetran.net/detrans/detran-simulado/
http://www.detran.mt.gov.br/index.php?pg=educacao
http://www.google.com.br
http://www.detran.mt.gov.br/arquivos/sinalizacoes







2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns. Gostei muito do seu trabalho. Continue assim.

Anônimo disse...

Adorei seu projeto. Continue sempre inovando. Essa é sua tarefa Professora!!!!!!!!!