terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mão na Bola, Handebol na Escola

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JARDIM PARAÍSO




PROJETO:
MÃO NA BOLA,
HANDEBOL NA ESCOLA


                                                                                                  Professor: 
                                                                Jacob Patriche da Cunha



SINOP-MT






APRESENTAÇÃO

            O projeto “Mão na bola, Handebol na escola” consiste em uma proposta de estímulo da prática esportiva em crianças e adolescentes, visando contribuir para o desenvolvimento global do corpo, no desempenho escolar, além de preencher o tempo ocioso e beneficiar a saúde dos indivíduos.
            O interesse dos alunos pela prática da modalidade do Handebol teve início nas aulas de Educação Física realizadas no ano de 2008, onde o jogo foi apresentado com caráter recreativo, despertando o estímulo necessário nos educandos para desenvolver este projeto.
            Diante disso, buscou-se elaborar um projeto de iniciação à prática, com atividades específicas e regras básicas para a execução do jogo, assim como priorizar situações que necessitem trabalho em equipe, respeito mútuo, noções de espaço, duração, e que os alunos possam conhecer seu corpo e os limites que o mesmo possui.
            As aulas serão realizadas na quadra externa da Escola Municipal de Educação Básica Jardim Paraíso, onde poderão participar as crianças e adolescentes que residam próximas a escola e que tiverem interesse, as turmas serão separadas por gênero e faixa etária, e a duração da aula será de uma (01) hora para cada turma, uma vez na semana. Caso o número de alunos inscritos seja grande, novos horários serão abertos, de acordo com as possibilidades de utilização do espaço e iluminação da quadra.
            Espera-se que, ao final do ano corrente, os educandos conheçam a modalidade do Handebol nos seguintes aspectos: regras básicas, posicionamento na quadra, fundamentos específicos para execução do jogo e, principalmente, tenham consciência da importância da prática de uma modalidade esportiva para sua saúde e para seu convívio em sociedade.




OBJETIVO GERAL

            Proporcionar a prática esportiva no ambiente escolar, tornando-a um ambiente físico propício para estimular o desenvolvimento da personalidade esportiva das crianças bem como auxiliar no desempenho escolar, socialização e na interação dos alunos com a área dos esportes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Promover a integração dos alunos matriculados na Escola Municipal de Educação Básica Jardim Paraíso com os demais freqüentadores de outras escolas da região;
·         Proporcionar o desenvolvimento das habilidades motoras básicas e específicas para a modalidade;
·         Participar de competições escolares (sem visar resultados);
·         Elaborar atividades que despertem toda a capacidade imaginativa e investigativa da criança;
·         Auxiliar, por meio de atividades adequadas ao grau de desenvolvimento das crianças, o avanço técnico/tático das mesmas no handebol com o intuito de dotá-las de capacidade geral de jogo;
·         Estimular a socialização, a necessidade do trabalho em equipe através dos jogos;
·         Evitar a especialização precoce.
JUSTIFICATIVA

            O interesse pela modalidade do Handebol na nossa escola, acrescidos pelos inúmeros benefícios que sua prática possibilita, foram os fatores determinantes para a elaboração e aplicação desse projeto no âmbito escolar.
            Ensinar os esportes coletivos na escola visando à aprendizagem do jogo é uma maneira de proporcionar aos alunos e demais crianças da comunidade a sua prática de forma prazerosa, repassando os conhecimentos específicos necessários para que, no futuro, possam tornar-se praticantes e espectadores pensantes e críticos, além da contribuição na formação do indivíduo como um todo, abrangendo os aspectos físicos, cognitivos, psicológicos, afetivos e sociais.
            Visando o aspecto social do nosso projeto, procurou-se oferecer as escolinhas no horário contrário ao de aula ou quando a mesma já tenha sido encerrada, como forma de ocupar o tempo ocioso dos alunos, resgatando-os da rua ou da frente da televisão/computador. Da mesma forma, o desempenho e comportamento escolar também serão acompanhado e controlado, forçando-os a se dedicarem aos estudos com a mesma energia que abraçaram o Handebol em suas vidas.


METAS

            Espera-se que, ao final do ano corrente:
  • Os alunos estejam aptos a jogar Handebol, conhecendo as regras, a técnica e as táticas de jogo;
  • Tenham participado de maneira satisfatória de competições escolares;
  • Tenham adquirido gosto pela prática esportiva e que conheçam os benefícios que a mesma traz para o seu corpo;
  • A prática da modalidade possa auxiliar na disciplina e na convivência dos alunos na sala de aula e com os professores;
  • Os alunos estejam integrados com as crianças da comunidade, tornando o ambiente mais favorável para a convivência social.


PÚBLICO ALVO

            O projeto visa atender além dos meninos e meninas matriculadas na Escola Municipal de Educação Básica Jardim Paraíso, as demais crianças da comunidade próxima ou que tenham interesse em praticar a modalidade de Handebol, com idades entre oito (08) e quatorze (14) anos, que serão distribuídas em horários e dias da semana a serem confirmados pelos professores responsáveis pelo projeto.
Inicialmente, espera-se atender um número de cem (100) crianças, de ambos os gêneros, separadas em cinco (05) horários diferenciados. Porém, caso a procura seja grande, pode-se aumentar o número de turmas e de horários.
            Segue a tabela com os dias da semana, horário, gênero/faixa etária e professor responsável por cada aula de Handebol:
Dia da semana
Horário
Gênero
Faixa etária
Prof. Resp.
segunda-feira
17 às 18:30 horas
masculino
10 a 14 anos
Jacob Patriche
Terça-feira
17 às 18:30 horas
feminino
10 a 14 anos
Jacob Patriche
Quarta-feira
17 às 18:30 horas
Masculino
10 a 14 anos
Jacob Patriche
Quinta-feira
17 às 18:30 horas
Feminino
10 a 14 anos
Jacob Patriche
Sexta - feira
17 às 18:30 horas
Maculino
10 a 14 anos
Jacob Patriche

            Esses alunos serão devidamente matriculados nas aulas de Handebol, haverá controle de freqüência e entrega de certificado no final do ano letivo para as crianças que atingirem no mínimo 75 por cento (%) de presença.

METODOLOGIA

            Para o desenvolvimento desse projeto, será utilizada a metodologia com base na concepção aberta de ensino, proposta por Hildebrant (autor alemão que tem a realidade da educação física intimamente ligada ao conteúdo esportivo) que tem como principais objetivos: a autonomia, a capacidade de comunicação, a criatividade e a responsabilidade dos alunos.
Nessa proposta, as aulas estarão dentro de um determinado objetivo momentâneo a ser alcançado pelos alunos, como por exemplo: estratégias ou táticas do handebol, situações problemas que surgem e deverão ser solucionados a partir de jogos coletivos, porém a ação pedagógica é cotidianamente encaminhada para os itens mencionados acima.
Ressaltamos que as atividades propostas nas aulas de Handebol terão caráter de iniciação ao esporte, com jogos pré-desportivos, atividades recreativas dando ênfase aos fundamentos básicos manipulativos dos alunos, assim como a assimilação das regras através dos jogos. Deixamos claro que o nosso projeto não visa rendimento nem especialização precoce, mas sim, estimular a prática esportiva e em especial dessa modalidade, contribuindo para a formação dos futuros cidadãos do nosso município.


AVALIAÇÃO

            A avaliação será feita de forma contínua durante todo o desenvolvimento do projeto, da seguinte forma:
            - A freqüência dos alunos será registrada através de folhas de presença;
            - o desenvolvimento dos alunos será acompanhado a cada aula, sendo anotados as dificuldades para serem trabalhadas com mais ênfase durante as atividades;
            - desempenho dos alunos durante as competições escolares que participarem (será observado o comportamento em quadra e não a colocação alcançada);
            - ao final de cada aula, haverá um feedback onde os alunos poderão expor suas dúvidas, fazer comentários, abrindo espaço para que façam críticas construtivas, estimulando-os a pensar e se expressar.







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