sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Produção de Texto

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JARDIM PARAISO





PROJETO:
PRODUÇÃO DE TEXTOS





PROFESSORA: NILVA LORENI SIMIONI
COLABORAÇÃO COORDENADORA LI: ROSELAINE SAUER DIDONÉ





Sinop- MT 2011


1.INTRODUÇAO

Este projeto que tem como principal objetivo melhorar a produção de textos dos alunos da 8ª Série da escola e inseri-los no Mundo da Informática.


2. JUSTIFICATIVA

Há uma dificuldade muito grande para incentivar os alunos a escrever. O texto, como objetivo apenas de sala de aula, já não é atrativo para os educadores, portanto essa é uma forma de encontrar novas possibilidades para incentivá-los.
Por isso, é necessário um novo processo para modificar essa realidade. Assim reintegraremos esses alunos a uma visão nova de produção para que eles tenham oportunidades maiores durante a vida.


3.OBJETIVOS

1.1  Desenvolver no aluno o gosto pela produção de texto;
1.2   Dar condições adequadas para um crescimento do aluno em suas produções, não apenas na aula de Língua Portuguesa.


4.TURMAS PARTICIPANTES DO PROJETO
Alunos da 8ª Séries A e B  do período matutino
Alunos da 8ª Série C do período vespertino.


5. DURAÇÃO DO PROJETO

            Este projeto terá duração dos meses de maio a Julho de 2011 como experiência, havendo um resultado expressivo nesse período, será estendido também no decorrer do ano letivo de 2011.


6. AÇÕES

6.1 Interpretar textos de diversas modalidades para que o aluno tenha contato com textos bem produzidos, ou seja, demonstrando estrutura, conteúdo e gramática compatíveis com o ensino de Língua Portuguesa.
6.2 Mostrar para o aluno as diversas formas de estruturar um texto: narrativo, descritivo, dissertativo.
6.3 Produzir junto, na sala de aula, textos colaborativos, com a participação dos alunos e do professor.
6.4 Fazer  uma correção, adequada e para a melhora do texto junto com os alunos para que os mesmos adquiram essa habilidade.
6.5 Trabalhar, inicialmente, com temas mais simples e relacionados com o cotidiano dos alunos, para que os mesmos não sintam dificuldades de pensar sobre esse ou aquele assunto.
6.6. Incentivar qualquer progresso apresentado pelo aluno, bem como elogiar qualquer demonstração interessante em sua produção, seja nas idéias, na estrutura ou no uso gramatical.
6.7 Corrigir o texto do aluno, usando um código de adaptação do texto, para que o próprio aluno modifique e melhore seu texto em outra etapa do trabalho.
6.8 Postar no Blog da escola, alguns textos para valorizar a produção, ou seja, divulgar o trabalho realizado para pessoas que tem acesso a internet e evitar que o texto seja lido apenas pelo professor.
6.9 Levar os alunos na laboratório de informática para que eles tenham contato com os textos postados no BLOG e façam o seu comentário sobre os textos.
6.10 Fazer correção e melhora do texto a partir dos possíveis comentários sobre as produções feitas no Blog.
6.11 Ilustrar os trabalhos através de fotos e outras imagens para tornar mais atrativo o trabalho dos alunos.
6.12 Incentivar o maior número de pessoas ( inclusive fora da escola) para conhecerem e comentarem os trabalhos no BLOG, uma vez que isso dará mais incentivo aos alunos, produtores dos textos. Essa comunicação será feita, principalmente, através da internet para que os alunos, cada dia, tenham maior domínio dessa tecnologia.

7. RECURSOS HUMANOS

Professora;
Alunos das oitavas séries;
Coordenadora do Laboratório de Informática.


8. RECURSOS MATERIAIS

            Os recursos materiais serão os mesmos usados na sala de aula normalmente, além dos recursos do laboratório de informática e celulares.


9. CONCLUSÂO

            Com o desenvolvimento dos participantes ( professor e alunos), o resultado será, sem dúvida, muito promissor. Esse projeto será mais um passo dado em prol do aluno, evitando principalmente que ele perca o estímulo na sala de aula. Dessa forma, acredita-se que haverá uma melhora substancial nas produções de textos e, consequentemente, melhores resultados nos estudos, de modo geral.

Nenhum comentário: