terça-feira, 3 de setembro de 2013

CAMPANHA SORRINDO NAS ESCOLAS

A clínica “Sorria já” por  intermédio  dos proponentes Ronaldo Luiz e Katielly Andressa realizaram a campanha sorrindo nas escolas, o projeto envolveu os alunos do 3° ano ao 5° ano,  além das principais informações sobre os cuidados com os dentes. Em seguida, em cada sala houve o sorteio de alguns kits para a higiene bucal .  
A secretaria da saúde, por meio do Programa Saúde  nas escolas também  marcou presença, neste mesmo período, com orientações e utilização do flúor e entrega de escovas para cada criança.
O objetivo desse projeto é alertar aos alunos quanto ao cuidado de boa higienização para evitar cáries, destacando os seguintes cuidados para manter hálito puro e sorriso saudável:
*Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
*A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
*O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
      Como garantir uma boa higiene bucal?
     Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais.
·                Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
·                Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
·               Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
·               Usar enxaguante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
·              Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitar regiões onde não haja flúor na água.






                                             RELATADO PELA COORDENADORA SILVANI

2 comentários:

EMEB Jardim Paraíso disse...

ESSAS ATIVIDADES DEVERIAM ACONTECER MAIS VEZES E SOBRE OUTROS TEMAS, DESDE QUE SEJAM ACOMPANHADAS PELAS COORDENADORAS.

Anônimo disse...

Parabéns aos colaboradores que nos prestigiam com palestras importantes para o desenvolvimento saudável de nossos alunos, a escola cresce com a colaboração de vocês.