terça-feira, 18 de junho de 2013

PROVINHA BRASIL- 2013

A escola realizou em 2013 mais uma etapa de aplicação da PROVINHA BRASIL nos 2° anos do ensino fundamental de 9 anos. O teste 1 aconteceu nos dias 5 e 6 de junho e o teste 2 acontecerá  no início de dezembro. Queremos agradecer a todos os alunos pelo excelente desempenho e às  professoras Cleuza Maria Martins de Paula, Alcídia Divanir Simões Sales Pavan, Roneide Tozetto  e também a todas as professoras do 1º ano que trabalharam em 2012 com estes alunos pelo resultado alcançado nesta etapa. 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep), por meio da Diretoria de Avaliação a Educação Básica ( DAEB ) e com o apoio da Secretaria  de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) e de Universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores  da Educação Básica do MEC, implementou, em 2008, a Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil.
A PROVINHA BRASIL desde 2008 vem sendo disponibilizada em dois períodos: no início e no término do ano letivo. Os dados coletados e as informações produzidas permitem às secretarias de educação a revisão dos planejamentos e o estabelecimento de metas pedagógicas, a escolha dos componentes curriculares que precisam ser enfatizados, a adequação das estratégias de ensino de acordo com as necessidades dos alunos e, ainda, a adoção de medidas políticas pertinentes às realidades de cada escola ou rede.
Entendemos que a participação nessa avaliação traz benefícios para todos os envolvidos no processo educativo:
ALUNO: poderá ter suas necessidades mais bem atendidas mediante o diagnóstico realizado. Assim, espera-se que o seu processo de alfabetização aconteça satisfatoriamente.
PROFESSOR ALFABETIZADOR: poderá identificar, de maneira sistemática, as dificuldades de seus alunos, o que possibilitará a reorientação de sua prática, quando necessário. Além disso, a leitura e as análises dos instrumentos e dos resultados poderão se constituir em uma proveitosa fonte de formação.
GESTORES: terão mais elementos para o aperfeiçoamento do currículo e para a produção e a revisão de politicas, como a formação dos professores alfabetizadores.





Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns crianças, o resultado foi bom no teste 1, com certeza o teste 2 será um sucesso com todo empenho das professoras...
Silvani Maria Hohn