sexta-feira, 20 de setembro de 2013

EU, CIDADÃO E PEQUENO CONSUMIDOR CONSCIENTE

ATIVIDADE REALIZADA COM O 3º ANO “A”, COM O OBJETIVO DE APRESENTAR COMO A ESCOLA RECEBE SEUS  RECURSOS.
PROFª: SILVINHA POLONIATO

Apresentei aos alunos a proposta do projeto, EU, CIDADÃO E PEQUENO CONSUMIDOR CONSCIENTE, a qual as crianças manifestaram interesse, por estarem envolvidos com o Almanaque do Maluquinho, “Pra que dinheiro?” do Ziraldo.
A primeira etapa do projeto consistiu do levantamento de conhecimentos prévios por meio de conversa sobre o manuseio do dinheiro, compras, preços, troco e outros. Durante a conversação as falas foram anotadas em um cartaz com a questão: O que sabemos? Onde analisei que apesar de os alunos desconhecerem o sentido da vírgula no sistema de numeração decimal, eles sabiam separar os reais dos centavos e são capazes de representar esses números, por se tratar de um conhecimento social e pelo fato de o uso da moeda ser uma presença constante no cotidiano delas.  Em seguida anotamos no cartaz outra questão como: O que queremos saber?
Fiquei feliz com as observações e pelo interesse pelo assunto.
Na etapa seguinte fizemos visita às dependências da escola, para analisar suas condições físicas atuais, tendo em mente os seguintes questionamentos:
·         A quem pertence?
·         Quem deve cuidar?
·         Quanto custa (noção)?
·         Quem paga?
·         Como paga?
Após tais questionamentos apresentei aos alunos o gênero carta, onde foram levantados os conhecimentos prévios dos alunos: quem já viu uma carta? Sua família costuma receber cartas? O gênero carta foi escolhido com a intenção de escrever à diretora, a  análise que as crianças fizeram da escola. Além de possibilitar o reconhecimento da estrutura de uma carta, o objetivo foi trabalhar com as diferentes linguagens utilizadas na forma escrita de acordo com seu remetente e destinatário.
Em dupla as crianças fizeram uma carta à diretora colocando o que estava melhorando  e o que ainda precisa ser melhorado na instituição.
 Na outra aula li todas as cartas ao grupo, discutimos sobre as reinvindicações e construímos uma carta coletiva a diretora. Em seguida fizemos uma eleição entre   as crianças para escolher quem iria escrever a carta em nome da turma. Ao término convidamos a diretora para uma roda de conversa, onde se realizou   uma entrevista  sobre a verba pública destinada à escola, sua origem e utilização.
1. De quem é a responsabilidade de cuidar da escola?
2. Quem construiu nossa escola? Com que dinheiro?
3. Como é decidida a necessidade de construção de uma escola pública e o local em que será localizada?
4. A escola recebe alguma verba da Prefeitura para a manutenção das despesas?
5. Como é realizado o pagamento dos salários dos professores e funcionários?
6. Como são pagos os gastos com água, luz, merenda, conserto de mobiliário e realização de reformas?
7. Existe algum tipo de verba pública recebida pela escola?
8. Quem decide como esse dinheiro será aplicado?
9. Onde o dinheiro deste ano será aplicado?
10. Que outras maneiras são utilizadas para suprir as necessidades da escola?
A diretora Veridiana falou as crianças dos recursos que vem da prefeitura e do FNDE. Explicou que cada criança do 3º ano recebe R$ 6,00 por mês, totalizando R$150,00.  Solicitou que os alunos ajudassem a cuidar da escola, pois se precisassem consertar sempre as mesmas coisas o recurso não daria para fazer outras melhorias.
Os alunos gostaram da conversa e se comprometeram a cuidar mais da escola. Sua participação e as vivazes discussões geradas possibilitaram uma efetiva construção de conhecimentos, a ponto do desempenho dos alunos ter melhorado significativamente.

Com base nesta análise inicial, percebe-se que a prática pedagógica deverá ter foco no processo de aprendizagem da linguagem escrita, para apurar os textos produzidos pelos alunos, e no de raciocínio lógico-matemático das operações fundamentais, para desenvolverem os conhecimentos necessários à construção das habilidades específicas do 3º ano.


Adicionar legenda




3 comentários:

veridiana disse...

Alunos eu agradeço a iniciativa de vocês em aprender sobre nossa escola, fiquei muito feliz em participar.Beijos da veridiana

Anônimo disse...

Adorei a iniciativa dos alunos.

Giullian disse...

A escola está fazendo um trabalho muito bom.