ATIVIDADE
REALIZADA COM O 3º ANO “A”, COM O OBJETIVO DE APRESENTAR COMO A ESCOLA RECEBE
SEUS RECURSOS.
PROFª:
SILVINHA POLONIATO
Apresentei
aos alunos a proposta do projeto, EU, CIDADÃO E PEQUENO CONSUMIDOR CONSCIENTE,
a qual as crianças manifestaram interesse, por estarem envolvidos com o
Almanaque do Maluquinho, “Pra que dinheiro?” do Ziraldo.
A
primeira etapa do projeto consistiu do levantamento de conhecimentos prévios
por meio de conversa sobre o manuseio do dinheiro, compras, preços, troco e
outros. Durante a conversação as falas foram anotadas em um cartaz com a
questão: O que sabemos? Onde analisei que apesar de os alunos desconhecerem o
sentido da vírgula no sistema de numeração decimal, eles sabiam separar os
reais dos centavos e são capazes de representar esses números, por se tratar de
um conhecimento social e pelo fato de o uso da moeda ser uma presença constante
no cotidiano delas. Em seguida anotamos
no cartaz outra questão como: O que queremos saber?
Fiquei
feliz com as observações e pelo interesse pelo assunto.
Na etapa
seguinte fizemos visita às dependências da escola, para analisar suas condições
físicas atuais, tendo em mente os seguintes questionamentos:
·
A
quem pertence?
·
Quem
deve cuidar?
·
Quanto
custa (noção)?
·
Quem
paga?
·
Como
paga?
Após tais
questionamentos apresentei aos alunos o gênero carta, onde foram levantados os
conhecimentos prévios dos alunos: quem já viu uma carta? Sua família costuma
receber cartas? O gênero carta foi escolhido com a intenção de escrever à
diretora, a análise que as crianças
fizeram da escola. Além de possibilitar o reconhecimento da estrutura de uma
carta, o objetivo foi trabalhar com as diferentes linguagens utilizadas na
forma escrita de acordo com seu remetente e destinatário.
Em dupla
as crianças fizeram uma carta à diretora colocando o que estava melhorando e o que ainda precisa ser melhorado na
instituição.
Na outra aula li todas as cartas ao grupo,
discutimos sobre as reinvindicações e construímos uma carta coletiva a
diretora. Em seguida fizemos uma eleição entre as crianças para escolher quem iria escrever
a carta em nome da turma. Ao término convidamos a diretora para uma roda de
conversa, onde se realizou uma entrevista
sobre a verba pública destinada à
escola, sua origem e utilização.
1. De quem é a responsabilidade
de cuidar da escola?
2. Quem construiu nossa escola?
Com que dinheiro?
3. Como é decidida a
necessidade de construção de uma escola pública e o local em que será
localizada?
4. A escola recebe alguma
verba da Prefeitura para a manutenção das despesas?
5. Como é realizado o pagamento
dos salários dos professores e funcionários?
6. Como são pagos os gastos com
água, luz, merenda, conserto de mobiliário e realização de reformas?
7. Existe algum tipo de verba
pública recebida pela escola?
8. Quem decide como esse
dinheiro será aplicado?
9. Onde o dinheiro deste ano
será aplicado?
10. Que outras maneiras são
utilizadas para suprir as necessidades da escola?
A
diretora Veridiana falou as crianças dos recursos que vem da prefeitura e do
FNDE. Explicou que cada criança do 3º ano recebe R$ 6,00 por mês, totalizando
R$150,00. Solicitou que os alunos
ajudassem a cuidar da escola, pois se precisassem consertar sempre as mesmas
coisas o recurso não daria para fazer outras melhorias.
Os alunos gostaram da conversa e
se comprometeram a cuidar mais da escola. Sua participação e as
vivazes discussões geradas possibilitaram uma efetiva construção de
conhecimentos, a ponto do desempenho dos alunos ter melhorado
significativamente.
Com
base nesta análise inicial, percebe-se que a prática pedagógica deverá ter foco
no processo de aprendizagem da linguagem escrita, para apurar os textos
produzidos pelos alunos, e no de raciocínio lógico-matemático das operações
fundamentais, para desenvolverem os conhecimentos necessários à construção das
habilidades específicas do 3º ano.
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3 comentários:
Alunos eu agradeço a iniciativa de vocês em aprender sobre nossa escola, fiquei muito feliz em participar.Beijos da veridiana
Adorei a iniciativa dos alunos.
A escola está fazendo um trabalho muito bom.
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