domingo, 23 de outubro de 2011

Semana Nacional do Livro


23 a 29 de Outubro – Semana do Livro

29 de Outubro – Dia Nacional do Livro



         A semana Nacional do livro foi instituída pelo decreto nº 61.527, de 13 de outubro de 1967.

         A palavra Livro vem do latim líber, e nomeia casca de cartas árvores que tinham uma apresentação laminada. No passado, lajotas de barro, cascas das árvores, pedras, bronze e tábuas de madeira foram usados como materiais para o registro de idéias ou acontecimentos. Depois veio o papiro, o pergaminho e a polpa das árvores.

         O livro tem sua origem na China, há 2000 a.C. Foi o veneziano Marco Pólo, no século XIII, quem o levou para a Europa juntamente com a imprensa chinesa, que já contava com tipos móveis. Levou ainda, uma espécie de tecido que permitiu que se chegasse até o papel. Mais tarde, na Europa, Johann Gutenberg  aperfeiçoou o sistema chinês inventando um molde de composição tipográfica para confeccionar tipos móveis em metas. Apesar das divergências, para muitos historiadores a tipografia de Gutenberg foi criada sem nenhuma ligação com a dos orientais e por isso merece ser considerado o inventor da imprensa.

         A partir dessa invenção foi possível a impressão de livros em série, com um custo menor. Aperfeiçoamentos foram sucedendo-se e, hoje, com a eletrônica moderna, a impressão tornou-se altamente sofisticada.                                 
Calendário Criança Feliz- Outubro
Ed. Criança Feliz



Na semana de 23 a 28 de outubro foi comemorado na EMEB Jardim Paraíso,  a Semana Nacional do Livro, sendo que dia 29 de outubro é o dia nacional do livro. O evento contou com a presença e participação da jovem autora de apenas 13 anos de idade, nascida no estado de Paraná  " SARAH LINHARES'  comentou como foi que ela entrou para o mundo dos escritores e também fazer a divulgação de seu livro " Esparcktos".Também falou dos próximos livros que serão lançados num futuro bem próximo.


Endereço do blog da Jovem escritora Sarah Linhares

 http://gringagirls.blogspot.com/


















sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Produção de Texto

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JARDIM PARAISO





PROJETO:
PRODUÇÃO DE TEXTOS





PROFESSORA: NILVA LORENI SIMIONI
COLABORAÇÃO COORDENADORA LI: ROSELAINE SAUER DIDONÉ





Sinop- MT 2011


1.INTRODUÇAO

Este projeto que tem como principal objetivo melhorar a produção de textos dos alunos da 8ª Série da escola e inseri-los no Mundo da Informática.


2. JUSTIFICATIVA

Há uma dificuldade muito grande para incentivar os alunos a escrever. O texto, como objetivo apenas de sala de aula, já não é atrativo para os educadores, portanto essa é uma forma de encontrar novas possibilidades para incentivá-los.
Por isso, é necessário um novo processo para modificar essa realidade. Assim reintegraremos esses alunos a uma visão nova de produção para que eles tenham oportunidades maiores durante a vida.


3.OBJETIVOS

1.1  Desenvolver no aluno o gosto pela produção de texto;
1.2   Dar condições adequadas para um crescimento do aluno em suas produções, não apenas na aula de Língua Portuguesa.


4.TURMAS PARTICIPANTES DO PROJETO
Alunos da 8ª Séries A e B  do período matutino
Alunos da 8ª Série C do período vespertino.


5. DURAÇÃO DO PROJETO

            Este projeto terá duração dos meses de maio a Julho de 2011 como experiência, havendo um resultado expressivo nesse período, será estendido também no decorrer do ano letivo de 2011.


6. AÇÕES

6.1 Interpretar textos de diversas modalidades para que o aluno tenha contato com textos bem produzidos, ou seja, demonstrando estrutura, conteúdo e gramática compatíveis com o ensino de Língua Portuguesa.
6.2 Mostrar para o aluno as diversas formas de estruturar um texto: narrativo, descritivo, dissertativo.
6.3 Produzir junto, na sala de aula, textos colaborativos, com a participação dos alunos e do professor.
6.4 Fazer  uma correção, adequada e para a melhora do texto junto com os alunos para que os mesmos adquiram essa habilidade.
6.5 Trabalhar, inicialmente, com temas mais simples e relacionados com o cotidiano dos alunos, para que os mesmos não sintam dificuldades de pensar sobre esse ou aquele assunto.
6.6. Incentivar qualquer progresso apresentado pelo aluno, bem como elogiar qualquer demonstração interessante em sua produção, seja nas idéias, na estrutura ou no uso gramatical.
6.7 Corrigir o texto do aluno, usando um código de adaptação do texto, para que o próprio aluno modifique e melhore seu texto em outra etapa do trabalho.
6.8 Postar no Blog da escola, alguns textos para valorizar a produção, ou seja, divulgar o trabalho realizado para pessoas que tem acesso a internet e evitar que o texto seja lido apenas pelo professor.
6.9 Levar os alunos na laboratório de informática para que eles tenham contato com os textos postados no BLOG e façam o seu comentário sobre os textos.
6.10 Fazer correção e melhora do texto a partir dos possíveis comentários sobre as produções feitas no Blog.
6.11 Ilustrar os trabalhos através de fotos e outras imagens para tornar mais atrativo o trabalho dos alunos.
6.12 Incentivar o maior número de pessoas ( inclusive fora da escola) para conhecerem e comentarem os trabalhos no BLOG, uma vez que isso dará mais incentivo aos alunos, produtores dos textos. Essa comunicação será feita, principalmente, através da internet para que os alunos, cada dia, tenham maior domínio dessa tecnologia.

7. RECURSOS HUMANOS

Professora;
Alunos das oitavas séries;
Coordenadora do Laboratório de Informática.


8. RECURSOS MATERIAIS

            Os recursos materiais serão os mesmos usados na sala de aula normalmente, além dos recursos do laboratório de informática e celulares.


9. CONCLUSÂO

            Com o desenvolvimento dos participantes ( professor e alunos), o resultado será, sem dúvida, muito promissor. Esse projeto será mais um passo dado em prol do aluno, evitando principalmente que ele perca o estímulo na sala de aula. Dessa forma, acredita-se que haverá uma melhora substancial nas produções de textos e, consequentemente, melhores resultados nos estudos, de modo geral.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto: Trânsito Legal

Escola Municipal de Educação Básica Jardim Paraíso.

Projeto: Trânsito Legal

Alunos: Educação de Jovens e Adultos (E.J.A.).

Professor responsável: Mirian Renata da Veiga Bessani

Coordenador Laboratório: Roselaine Sauer Didoné


INTRODUÇÃO


O projeto teve origem na percepção de que alguns alunos almejam obter sua Carteira Nacional de Habilitação (C.N.H.), visto também que os mesmos fazem parte do trânsito, o que torna imprescindível as discussões sobre o trânsito.
Somente um letrado será capaz de obter aprovação no teste teórico realizado pelo Departamento de Trânsito (DETRAN), assim, nosso grupo composto por quatro professores, sendo dois deles professores de sala regular e dois intérpretes de surdos, reuniram-se para a elaboração de um projeto que tratasse da realidade vivida pelos alunos, que eles pudessem estudar conteúdos práticos e teóricos relevantes ao seu viver social



OBJETIVO


- Identificar e interpretar as principais sinalizações de trânsito;
- Conhecer as noções básicas de primeiros socorros;
-   Analisar algumas leis de trânsito quanto a sua funcionalidade;
-   Desenvolver a cidadania no trânsito.
-   Apoiar a idéia de direção defensiva no trânsito;
-   Participar de uma aula na escola de trânsito;
-   Debater com autoridades de trânsito os problemas vividos em nossa sociedade;
-   Analisar a acessibilidade do trânsito para as pessoas portadoras de necessidades especiais;
-   Discutir sobre nossas atitudes no trânsito e suas conseqüências.



METODOLOGIA

-  No laboratório de informática realizar pesquisa em sites sobre: história do trânsito,primeiros socorros, multas de trânsito e estatísticas sobre acidentes, dados sobre a carteira de motorista e  placas de carro (ordem numérica e das letras, estados)
-  Confecção de cartazes sobre o trânsito para expor na escola;
-  Palestra com bombeiro sobre primeiros socorros
-  Palestra com agentes da Secretaria Municipal de Trânsito sobre direitos e deveres de pedestres, ciclistas e motoristas
-  Teatro sobre o trânsito com Colégio da rede privada Cristiane Archer Dal’Bosco (CAD)
-  Aulas sobre primeiros socorros e direção defensiva na escolinha de trânsito;
-  Gincana  do trânsito.


RESULTADOS

Os alunos envolvidos no projeto tiveram uma noção do processo de obtenção da C.N.H., perceberam que a partir de sua alfabetização é possível se tornar um “motorista legal” e qual atitude a sociedade espera de um cidadão no trânsito.



AVALIAÇÃO


- No decorrer do projeto procuramos avaliar o nível de aprendizagem dos alunos de modo processual e participativo considerando a freqüência dos alunos e a participação de alunos, educadores, gestores, parceiros e comunidade.
- Os dados estatísticos colhidos se referem a uma etapa do projeto onde os alunos foram submetidos a um questionário com múltiplas escolhas, semelhante ao teste realizado pelo DETRAN no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (C.N.H.).


Material de apoio – Mídias
  • Computador,
  • Microfone,
  • Maquina digital,
  •  Aparelho de som;
  •  TV, Vídeo, CDs;
  • Software educativo.
  •  http://www.detran.mt.gov.br
http://simuladododetran.net/detrans/detran-simulado/
http://www.detran.mt.gov.br/index.php?pg=educacao
http://www.google.com.br
http://www.detran.mt.gov.br/arquivos/sinalizacoes







terça-feira, 18 de outubro de 2011

Atividades Educativas

"A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática".
Paulo Freire



Acesse no menu superior uma lista completa com sugestão de sites que contém Atividades Educativas!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das Crianças


" O grande homem é aquele que não perdeu a candura de sua infãncia". 
                                                                     Proverbio Chinês.


Nossa escola comemorou a "Semana da Criança" com muita disposição e promoveu um dia especial que foi o Dia 12 de Outubro, com muitas brincadeiras como: Cama-elástica, volei gigante, balão de água, queima, areia entre outras atividades. Foi servido o lanche: cachorro-quente, picolé e refrigerante. Teve até sorteio de brinquedos! Valeu!!    Todos amamos !


Passeio Turístico pela Cidade de Sinop

Alunos do 2º ano – matutino e vespertino 

domingo, 9 de outubro de 2011

Projeto Bom Uso da Internet

Estado de Mato Grosso
Secretaria de Educação
Escola Municipal de Educação Básica Jardim Paraíso

















Bom uso da Internet
- utilizar bem para utilizar sempre -










Autores
Roselaine Maria Sauer Didoné




Colaboradores
EMEB Jardim Paraíso
Curso de Inclusão Digital
Secretaria e Direção da Escola




Sinop - MT
Outubro/2011

1 Tema e Introdução
O bom uso da Internet é imprescindível para uma utilização eficaz e segura da Internet, visando a privacidade, ética e bons comportamentos dos indivíduos no meio virtual.

2. Problematização
A crescente virtualização das atividades cotidianas proporcionou um fluxo dessas atividades do mundo real para o mundo virtual. Porém apesar de ser um meio intangível, as conseqüências dos atos realizados através da Internet acabam se desenrolando no meio físico, atingindo a vida real das pessoas.

3 Justificativa
O crescimento dos crimes digitais e da quebra da privacidade dos usuários da Internet está presente a todo momento nas mídias, por isso a necessidade de se debater e alertar os usuários desde os primeiros contatos com os equipamentos digitais e a Internet.

4 Objetivos de Aprendizagem (áreas/temáticas envolvidas)
São os objetivos geral e especifico deste projeto os que se seguem abaixo

4.1 Objetivo Geral
            Proporcionar a consciência dos usuários quanto a utilização de equipamentos digitais (computadores, notebooks, celulares, entre outros) e da Internet desde o seu primeiro contato com a tecnologia.
                       
4.2 Objetivos Específicos
·         Introduzir novos conceitos e termos a respeito da tecnologia e da Internet;
·         Desenvolver uma consciência crítica quanto a necessidade privacidade e a segurança da Internet;
·         Incentivar um continuo aprendizado e troca de informações entre os grupos freqüentados pelos alunos (família, amigos, escola, entre outros).

5 Estratégias Metodológicas
Debater e discutir acerca dos cuidados de segurança e privacidade encontrados nas cartilhas de segurança.

5.2 Registros
            O registro se dará, quando possível, de fotos ou vídeos.

5.3 Recursos Tecnológicos
Laboratório de Informática montado na EMEB Jardim Paraíso.

5.4  Conteúdos trabalhados
Privacidade, segurança e ética.

6 Socialização dos Resultados Alcançados
Serão promovidos debates com as turmas e colaboradores envolvidos.

7 Cronograma
Dois primeiros encontros do curso, sendo a primeira aula a introdução do conteúdo e na segunda aula debate e tira-dúvidas.

8 Referências
Cartilha NIST. http://cartilha.cert.br/livro
Obs.: Estas cartilhas encontram-se também do menu a direita desta página.