quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Reestruturação dos: Contos, Lendas e Mitos do Folclore Brasileiro

PROJETO “REESTRUTURAÇÃO DOS CONTOS, LENDAS
E MITOS DO FOLCLORE BRASILEIRO”

Autores: Maria Ivone Debastiane
Roselaine Maria Sauer Didoné

Silvani Maria Höhn

Público Alvo: Alunos do 4º Ano e de 4ª Série.

Duração do projeto: Agosto e Setembro

APRESENTAÇÃO

O uso da leitura e suas facetas desenvolvidas na escola não são suficientes para a formação de leitores. Nos livros aprendemos sobre nós mesmos e sobre o mundo em que vivemos, encontramos sonhos, fantasias e emoções. O livro é um insubstituível veículo de cultura e prazer, ler é desvendar os mistérios do mundo, sentir prazer, superar dificuldades, melhorar sua própria vida, ou ainda para aprender escrever.

OBJETIVOS


- Proporcionar ao aluno contato com algumas manifestações da cultura popular;
- Valorizar, incentivar a entender a sabedoria popular;
- Conhecer as principais lendas, contos e personagens, tradições culturais;
- Descobrir o uso, costumes regionais;
- Incentivar o aluno ao gosto pela leitura, arte, música e dança.
- Articular os diferentes gêneros, finalidades, estilos sobre um mesmo tema com o contexto sócio-cultural, melhoram idéias e conceitos em relação ao tema;
- Levar o aluno a interagir sobre as pesquisas e oportunizá-lo a expressar seu entendimento e seus sentimentos através da reestruturação de texto;
- Produzir textos a partir das leituras e pesquisas tornado-se um narrador personagem.
JUSTIFICATIVA

O folclore é de valor integral na cultura. Merece ser estudada e aproveitada sobre todos os aspectos, intelectuais, artísticos, educacionais, técnicos e recreativos. A leitura é um modo de participar, observar e formar opiniões.
Para desenvolver o gosto pela leitura, é importante que o aluno se familiarize com os livros, com os mundos mágicos, imaginários. Ele projeta o seu próprio mundo e, ao representá-las, e encontra maneiras de expressar o que sente e o que pensa, tanto na fala quanto na escrita.
ATIVIDADES
● Leitura sobre a lenda “Negrinho do Pastoreio”;
● Filme - teatro e contos ( gaúcho) sobre o Negrinho do Pastoreio;
● Pesquisa na internet: folclore brasileiro, cultura brasileira, características regionais.
● Digitação do texto;
● Confecção do mural para exposição com textos produzidos;
● Apresentação do teatro “ Negrinho do pastoreio”.

METODOLOGIA

- Pesquisar sobre as lendas, contos e mitos do folclore brasileiro através de endereços ou sites sobre o assunto;
- Produzir textos utilizando o laboratório de informática sobre os diferentes contos, lendas e mitos do folclore brasileiro;
- Refletir sobre a importância do folclore e das manifestações culturais nacionais e locais (carnaval, congada, folia de reis, festa junina, etc.);
- Assistir vídeos da internet referente às lendas e contos;
- Encenar para comunidade escolar a lenda preferida.
-Realizar leitura de diversas versões sobre um mesmo conto.
- Reescrever textos na versão do personagem.

MATERIAL DE APOIO – MÍDIAS
Computador, internet, microfone, máquina digital, aparelho de som;
- TV, Vídeo, CDs e Software educativo.
• Livro didático “Português” – Projeto Pitanguá – ed. Moderna, pg. 134 a 145 - São Paulo
• Livro “ Histórias e lendas do Brasil” ( contos gaúchos) – ed. Apel. Rio grande Sul.
• http://www.atividadeseducativas.com/fabulas/lendas
• http://sitededicas.uol.com.br/mundocfolc.htm
• http://www.google.com.br


CULMINÂNCIA

- Exposição no mural, os textos com algumas lendas e mitos do folclore brasileiro;
- Apresentação peça teatral referente à lenda pesquisada-estudada.


AVALIAÇÃO

A avaliação é feita através de um processo contínuo e oportunamente retomada para diagnosticar avanços e sanar as possíveis dificuldades, levando em consideração tudo aquilo que o participante efetivamente realizar. Além da interiorização de conceitos deverá ser introduzida a auto-avaliação.
É observada a evolução das leituras e produções de textos pretendidas no geral com o objetivo de reformular algumas etapas das competências leitoras almejadas no desenvolver do projeto.


Um comentário:

Élidi CEFAPRO-Sinop disse...

Olá Professoras e Alunos!
Muito bom este planejamentos!
Vocês poderiam postá-lo no Portal do Professor, o que acham?
Parabéns a todos!