quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Projeto: Sala de Leitura “SYLVIA ORTHOF”

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JARDIM PARAÍSO







PROJETO SALA DE LEITURA  “SYLVIA ORTHOF”


AUTORAS: IVONETE BASTIAN  e EMILIA CLEONILDA RODRIGUES LOPES




                                                          SINOP/MT
                                                            2011





JUSTIFICATIVA

A instituição de uma política de formação de leitores é condição básica para que o poder público possa atuar sobre a democratização das fontes de informação, sobre o fenômeno à leitura e à formação de alunos e professores leitores. Além disso, ela se constitui, no contexto da sociedade brasileira, uma forma de reverter a tendência histórica de restrição do acesso aos livros e á leitura, como bem cultural privilegiado a limitadas parcelas da população. (Por uma política de formação de leitores- MEC, pg.09).
       Em consonância com a política de formação de leitores do MEC, a EMEB Jardim Paraíso está ampliando o espaço e as estratégias para o aprimoramento da leitura, tornando-a mais acessível, organizada, democrática e estimulada, através da criação da Sala de Leitura, que aos poucos vai se perfazendo e de projetos de incentivo à leitura.
      Não será uma ação isolada da sala de aula, pelo contrário, pois os professores são os primeiros incentivadores dos alunos e estes, vão divulgando e abrangendo seus pais e todos à sua volta. São os professores que vão auxiliar os alunos a perceberem que há vários tipos de leituras e vão propor desafios para compreenderem a leitura e seus aspectos gerais.
      O professor que pretende levar seus alunos a proficiência leitora precisa ampliar-se em fornecer variadas oportunidades, quer dizer, provocar situações diversas, em que a leitura se faça necessária por diferentes – e reais – motivos. Para cada tipo de leitura ( por prazer, para estudar, para buscar uma informação rápida ou para saber o que ocorre no mundo), utilizamos determinadas estratégias que variam de um leitor para outro ou mesmo de um objetivo para outro... Biblioteca na escola -MEC, pg.21.
      A Sala de Leitura “Sylvia Orthof” da EMEB Jardim Paraiso quer dinamizar  a  leitura junto à comunidade  escolar porque vê na informação um fator importante para o progresso social e econômico e, porque tem a responsabilidade de divulgar e ampliar o acesso à leitura.
      O nome “Sylvia Orthof” foi escolhido para ressaltar a personagem brasileira que tem tudo a ver com a leitura e escrita. Uma escritora que mexe com o interior dos leitores e espalha  encantamento com suas obras. “Publicou mais de 100 livros para crianças e jovens e teve 13 títulos premiados pela Fundação  Nacional do Livro Infantil com o selo Altamente Recomendável para crianças. Sylvia morreu em 1997, mas até hoje exerce grande influência sobre um grande número de autores infantis ¨.




 INTRODUÇÃO                             

Este é um projeto que explica e justifica a criação do espaço Sala de leitura na Escola, na qual queremos promover a consciência sobre a importância da leitura, como meio de informação, lazer, igualdade de condições e democracia.
Nosso acervo se compõe de livros comprados, doados pelo MEC, comunidade e Banco Itaú. Os livros de leitura estão divididos por categorias:  A- infantil, B-juvenil  e C- adulto. Cada exemplar recebeu um número que facilita a organização e permite informar a quantidade do que possuímos. As demais obras estão divididas por ordem de importância e disciplina: meio-ambiente; saúde; filosofia; música e educação física;   matemática; história; geografia; português; educação especial; inglês; artes; planejamento de professores;  enciclopédias;  dicionários; vídeos e documentos.
      Nossa Sala de Leitura teve início no ano de 2010 e vai se perfazendo, tanto em recursos físicos, humanos e amadurecimento de atitudes e pensamento efetivo em prol da leitura.




OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL
Fazer conhecer a função e importância da Sala de Leitura para que às pessoas, de um  modo geral, valorizem a informação  como meio para a constituição de uma consciência pública  e para aperfeiçoar o conhecimento através da leitura, caminho de liberdade e democracia.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Preservação do acervo, através da higienização e restauração das peças quando necessário;
- Catalogação manual e digitada para melhor organização e pesquisa;
-Selecionar os livros por categoria: A-infantil, B-juvenil, C- adulto para leitura e,  por área, para pesquisas;
-Registrar dos livros, onde cada um  recebe um número e uma categoria, bem como colagem das fichas para empréstimo;
-Desenvolver projetos de incentivo à leitura, bem como ter um momento programado para leitura na sala de leitura.
-Promover a Hora do Conto, nas  salas e no pátio da escola.
-Confeccionar matérias para auxílio e uso na hora do conto.



CONCLUSÃO
    
 Com o passar dos tempos, as formas de ler foram se modificando, o que nem imaginávamos até  alguns anos . Desde as formas pictográficas, até o mundo digital. Com certeza existia fascínio, concentração e reflexão nos traços informativos. Queremos que nossa sala de leitura seja espaço de lazer, de concentração e reflexão. Que neste ambiente a criança e os adultos sintam-se estimulados a ler, pesquisar e assim possam ampliar seus conhecimentos e construam também a sua própria história.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS


PEREIRA, Andréa Kluge. Biblioteca na escola-Brasília: Ministério da Educação, Secretaria, Secretaria da Educação Básica, 2009.
BERENBLUM, Andréa. Por uma política de formação de leitores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação, 2009.
RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos: Eventos escolares. Ed. Jemar,  Minas Gerais, 1999.
SOUZA, Renata Junqueira de. Biblioteca Escolar e práticas educativas. Mercado das letras, Campinas- S P, 2009.








2 comentários:

Anônimo disse...

QUE BACANA. O INCENTIVO À LEITURA É FUNDAMENTAL NA ESCOLA E EM QUALQUER LUGAR. DEMONSTRA UM GRAU MAIOR DE INTELIGÊNCIA. PARABÉNS!

EMEB Jardim Paraíso disse...

Obrigado pelo apoio, isso é importante como incentivo.