quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"História em Quadrinhos no Hagáquê"

 

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JARDIM PARAISO




PROJETO:
DESPERTANDO PARA A LEITURA
ATRAVÉS DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS




DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA ( PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA)
TURMAS: 3º ANOS   A / C


PROFESSORAS: MARIA IVONE DESBASTIANI
ROSELAINE SAUER DIDONÉ




SINOP-MT


INTRODUÇÃO

O referido projeto vem de anseio ao aprendizado do aluno, buscando visar um maior desempenho e senso crítico, através de história em quadrinhos, valorizando suas habilidades e criatividade.
Na história em quadrinhos é utilizado duas formas de comunicação: O desenho e a escrita.
Geralmente, nesse tipo de história aparecem os quadrinhos, os personagens, os balões e as onomatopéias.
Algumas histórias em quadrinhos aparecem sem esses recursos, entretanto é possível transmitir a mensagem somente através dos desenhos.
As histórias em quadrinhos não só divertem crianças, jovens e adultos, mas também é estudada em vários cursos, pois tornou-se um poderoso meio de comunicação pela imagem texto.



OBJETIVO GERAL


Apurar o senso crítico do aluno, em relação ao seu processo de produção, de forma que ele se predisponha a reformular seus textos, objetivando torná-lo mais satisfatórios e eficazes, tendo em vista a finalidade a que se destinam.
• Criar uma oficina de produção de tirinhas e de histórias em quadrinhos, tendo como meta priorizar uma pedagogia que contemple articulações entre ensino-aprendizagem e conhecimento-sociedade, integrando metodologicamente os conteúdos das disciplinas curriculares, através da produção artística.
• Contribuir para que o aluno possa ser um ator importante na difusão do conhecimento a partir de um processo didático e culmina com seu ato criativo, processo esse que deverá lhe dar uma nova dimensão dialógica do processo ensino-aprendizado.
• Contribuir para o aprimoramento dos alunos com às técnicas na produção e no contato com o material ali produzido.
• Enfatizar e incentivar a produção artística e estética autônoma inserida na cultura e na sociedade.
• Criar e desenvolver técnicas e metodologias facilitadoras da transferência de conhecimentos na própria oficina, em sala de aula, imprimindo à produção do conhecimento um aspecto lúdico e estético.











Nenhum comentário: