quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PROJETO: "BRINCANDO COM TANGRAM"

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JARDIM PARAÍSO





PROJETO DE ARTE
BRINCANDO COM TANGRAM





AUTORAS:
PROFESSORA MARIA DA PENHA ELLIS
PROFESSORA NILVA LORINI SIMIONI



SINOP/MT- 2014

Introdução
    O tangram é um quebra-cabeça chinês formado por sete peças. Surgiu há mais de 2000 anos e seu nome original, "Tchi Tchiao Pan", significa "Sete Peças da Sabedoria".(retirado do site 1).
O uso de jogos para introduzir, construir e fixar conteúdos vem sendo muito trabalhado em livros didáticos e está proposto também no Referencial Curricular de Matemática.(retirado do site 2)


Desenvolvimento:

Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das 1000 peças, é utilizado pelos professores de geometria como instrumento dificultador da compreensão das formas geométricas. Além de dificultar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade metálica de um robô e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática e da ciências, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haverem várias lendas sobre sua origem.(retirado do site 3)
Objetivo
Trabalhar de forma lúdica em sala de aula é cada vez mais necessário, pois a escola é o espaço que desenvolve capacidade intelectual, física e sua sociabilidade: é ainda o lugar onde aprimora sua capacidade de expressar-se e de criar. Contribui, ainda, para o aprimoramento da percepção e da consciência estética.
Objetivos específicos
  • Realizar atividades de exploração livre (formas, texturas, tamanhos);
  • Construir diferentes e diversas figuras;
  • Identificar e construir formas geométricas;
  • Desenvolver a noção de espaço;
  • Explorar o espaço;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Desenvolver a concentração e a atenção;
  • Desenvolver a criatividade e a imaginação;
  • Permite o trabalho cooperativo entre várias crianças.

Justificativa

 Trabalhar de forma lúdica em sala de aula é cada vez mais necessário, pois a escola é o espaço que desenvolve capacidade intelectual, física e sua sociabilidade: é ainda o lugar onde aprimora sua capacidade de expressar-se e de criar. Contribui, ainda, para o aprimoramento da percepção e da consciência estética.
            A matemática é uma ciência que proporciona experiências desafiantes, a todas as pessoas que a percebem como arte.
         Todavia, é muito mais proveitosa a aula, quando há troca de experiências entre todos na sala. Onde os alunos possam desenvolver as habilidades de comunicação, formulação de hipóteses e criticidade. Assim, o professor não está, simplesmente, ensinado o conteúdo desejado, mas também, formando cidadãos atuantes, com criatividade para desenvolver possíveis problemas, que venham a aparecer em sua vida.
         Levando em consideração a dificuldade de grande parte dos alunos, no aprendizado de matemática, e, acreditando nos materiais manipulativos, especialmente os jogos, o Tangram contribui para a formulação de conceitos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, resolvi elaborar este projeto, que terá como tema principal. O TANGRAM, que é um jogo milenar, que exige astúcia e reflexão. E, de sua simplicidade nasce sua maior riqueza; pelo corte de um quadrado sete peças criam, juntas, formas humanas,abstratas e objeto de diversos formatos.
         O Tangram é um grande aliado no ensino de geometria plana, mas suas aplicações não se restringem somente ao estudo das formas geométricas, pois, pode ser utilizado como um jogo de construção e fixação de diversos conteúdos.
        Com o uso desta ferramenta no processo ensino-aprendizagem usando desenho geométrico, associado à rápida verificação de construções e propriedades, contribui positivamente na construção do conhecimento pelo aluno. Este tema ajudará a desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade de cada aluno fazendo com que eles possam pensar com mais clareza.
Público alvo
Alunos devidamente matriculas nas séries de 4º, 5º, 6º e 7º ano da Escola Municipal Jardim Paraíso no ano letivo de 2014.

Duração do projeto
O projeto início dia 01/10/2014 à 23/12/2014


Referencias
1-    http://amatematicnaminhavida.blogspot.com.br/2011/11/o-tangran-de-7-pecas.html
2-    http://www.pucrs.br/edipucrs/erematsul/minicursos/usodotangramnasaladeaula.pdf
3-    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram
4-    http://4pilares.zi-yu.com/?page_id=602


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