ESCOLA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO BÁSICA JARDIM PARAÍSO
PROJETO DE ARTE
BRINCANDO COM TANGRAM
AUTORAS:
PROFESSORA MARIA DA PENHA ELLIS
PROFESSORA NILVA LORINI SIMIONI
SINOP/MT- 2014
Introdução
O tangram é um
quebra-cabeça chinês formado por sete peças. Surgiu há mais de 2000 anos e seu
nome original, "Tchi Tchiao Pan", significa "Sete Peças da
Sabedoria".(retirado do site 1).
O uso de jogos para introduzir, construir e fixar conteúdos
vem sendo muito trabalhado em livros didáticos e está proposto também no
Referencial Curricular de Matemática.(retirado do site 2)
Desenvolvimento:
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das 1000
peças, é utilizado pelos professores de geometria como instrumento dificultador
da compreensão das formas geométricas. Além de dificultar o estudo da
geometria, ele desenvolve a criatividade metálica de um robô e o raciocínio lógico, que também são
fundamentais para o estudo da matemática e da ciências, também conhecido como
jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como
instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de
facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio
lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao
certo como surgiu o Tangram, apesar de haverem várias lendas sobre sua origem.(retirado
do site 3)
Objetivo
Trabalhar de forma lúdica em sala de aula é cada vez mais necessário,
pois a escola é o espaço que desenvolve capacidade intelectual, física e sua
sociabilidade: é ainda o lugar onde aprimora sua capacidade de expressar-se e
de criar. Contribui, ainda, para o aprimoramento da percepção e da consciência
estética.
Objetivos específicos
- Realizar atividades de exploração livre
(formas, texturas, tamanhos);
- Construir diferentes e diversas figuras;
- Identificar e construir formas geométricas;
- Desenvolver a noção de espaço;
- Explorar o espaço;
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Desenvolver a concentração e a atenção;
- Desenvolver a criatividade e a imaginação;
- Permite o trabalho cooperativo entre várias
crianças.
Justificativa
Trabalhar
de forma lúdica em sala de aula é cada vez mais necessário, pois a escola é o
espaço que desenvolve capacidade intelectual, física e sua sociabilidade: é
ainda o lugar onde aprimora sua capacidade de expressar-se e de criar.
Contribui, ainda, para o aprimoramento da percepção e da consciência estética.
A matemática é uma ciência que proporciona experiências desafiantes, a todas as pessoas que a percebem como arte.
Todavia, é muito mais proveitosa a aula, quando há troca de experiências entre todos na sala. Onde os alunos possam desenvolver as habilidades de comunicação, formulação de hipóteses e criticidade. Assim, o professor não está, simplesmente, ensinado o conteúdo desejado, mas também, formando cidadãos atuantes, com criatividade para desenvolver possíveis problemas, que venham a aparecer em sua vida.
Levando em consideração a dificuldade de grande parte dos alunos, no aprendizado de matemática, e, acreditando nos materiais manipulativos, especialmente os jogos, o Tangram contribui para a formulação de conceitos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, resolvi elaborar este projeto, que terá como tema principal. O TANGRAM, que é um jogo milenar, que exige astúcia e reflexão. E, de sua simplicidade nasce sua maior riqueza; pelo corte de um quadrado sete peças criam, juntas, formas humanas,abstratas e objeto de diversos formatos.
O Tangram é um grande aliado no ensino de geometria plana, mas suas aplicações não se restringem somente ao estudo das formas geométricas, pois, pode ser utilizado como um jogo de construção e fixação de diversos conteúdos.
A matemática é uma ciência que proporciona experiências desafiantes, a todas as pessoas que a percebem como arte.
Todavia, é muito mais proveitosa a aula, quando há troca de experiências entre todos na sala. Onde os alunos possam desenvolver as habilidades de comunicação, formulação de hipóteses e criticidade. Assim, o professor não está, simplesmente, ensinado o conteúdo desejado, mas também, formando cidadãos atuantes, com criatividade para desenvolver possíveis problemas, que venham a aparecer em sua vida.
Levando em consideração a dificuldade de grande parte dos alunos, no aprendizado de matemática, e, acreditando nos materiais manipulativos, especialmente os jogos, o Tangram contribui para a formulação de conceitos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, resolvi elaborar este projeto, que terá como tema principal. O TANGRAM, que é um jogo milenar, que exige astúcia e reflexão. E, de sua simplicidade nasce sua maior riqueza; pelo corte de um quadrado sete peças criam, juntas, formas humanas,abstratas e objeto de diversos formatos.
O Tangram é um grande aliado no ensino de geometria plana, mas suas aplicações não se restringem somente ao estudo das formas geométricas, pois, pode ser utilizado como um jogo de construção e fixação de diversos conteúdos.
Com o uso
desta ferramenta no processo ensino-aprendizagem usando desenho geométrico,
associado à rápida verificação de construções e propriedades, contribui
positivamente na construção do conhecimento pelo aluno. Este tema ajudará a desenvolver
o raciocínio lógico, a criatividade de cada aluno fazendo com que eles possam
pensar com mais clareza.
Público
alvo
Alunos devidamente matriculas nas séries de 4º, 5º, 6º e 7º
ano da Escola Municipal Jardim Paraíso no ano letivo de 2014.
Duração do projeto
O projeto
início dia 01/10/2014 à 23/12/2014
Referencias
1-
http://amatematicnaminhavida.blogspot.com.br/2011/11/o-tangran-de-7-pecas.html
2-
http://www.pucrs.br/edipucrs/erematsul/minicursos/usodotangramnasaladeaula.pdf
3-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram
4-
http://4pilares.zi-yu.com/?page_id=602
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