quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Viagem pelo mundo Encantado da Literatura, Poesia e Música.



   OBJETIVO:

   Este projeto tem por objetivo trabalhar diferentes gêneros textuais através de livro e diversas músicas através de estratégias que favoreçam a compreensão, participação e estimulem a formação de leitores. 


JUSTIFICATIVA:

A sociedade está cada vez mais globalizada. As crianças incorporam esse novo estereótipo de vida, tem acesso a muitas informações e tecnologias. Muitos não sabem o que é brincar na rua com os colegas, na chuva, subir em uma árvore. Mas, com certeza domina como ninguém um videogame, computador, celular, mp4, dentre outros aparelhos tecnológicos. Isso é refletido na sala de aula, crianças ligadas fortemente às tecnologias que mal conseguem interagir com o outro e fazer as tarefas escolares. Cabe ao professor, nesse caso, introduzir novas atividades que estimulem o gosto, a curiosidade das crianças, como a leitura de livros literatura infantil, poesias e músicas.

O trabalho com a literatura infantil, poesia e música é de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança. A partir dos contos, das histórias, lendas, parlendas, poesias, musicas e da motivação do professor, a criança tem a oportunidade de exercitar a imaginação, criando imagens a partir do seu contexto social. O ambiente narrado na história, as cores, os cheiros, os objetos, os sons, os personagens ganham proximidade com os fatos vivenciados no cotidiano vivido ou imaginado pelas crianças.

O ato de ouvir músicas, poesias e contar histórias estão, quase sempre, presente nas nossas vidas: desde que nascemos, aprendemos por meios das experiências concretas das quais participamos, mas também através daquelas experiências das quais tomamos conhecimento através do que os outros contam. Todo tem necessidade de contar aquilo que vivenciamos, sentimos, pensamos e sonhamos. Dessa necessidade humana surgiu a literatura: do desejo de ouvir e contar para através dessa prática, compartilhar. (GRAIDY e KAERCHER, 2001, p.81).


Entendemos que a presença da literatura infantil da música, da poesia na sala de aula e a mediação realizada pelo professor, permitem à criança a fruição, o prazer e a alegria permitindo-lhe adentrar no mundo mágico da imaginação. A criação de espaço para a criança ouvir, contar, recontar e inventar histórias, dando sentidos e significados às experiências vivenciadas em seu cotidiano, propicia o exercício da linguagem oral, da invenção, como autores e criadores de sentidos e textos.
Nesse exercício, a criança que agora é ouvinte, posteriormente será o contador. Pois ela tende a repassar para o outro aquilo que ouviu e achou interessante. Sisto (1991) reitera que “contar histórias hoje significa salvar o mundo imaginário.  Vivemos, em nosso tempo, o império das imagens, quase sempre gerais, reprodutoras e sem individualidade”.  .
Recomenda-se inicialmente propiciar às crianças o contato concreto com o livro, poesias, músicas e com o ato de ouvir e contar história e escutar músicas de uma forma prazerosa e agradável desde muito cedo. Num segundo momento é possível trabalhar com a história e músicas, com as palavras ali presentes, pois nesse momento a criança já estará sendo introduzida no mundo da escrita, e a história para ela terá outro sentido.
Entendemos que a literatura infantil e a música por colaborar na iniciação da criança no mundo literário e musical podem ser utilizadas como instrumento para a sensibilização e contato com a arte, para a expansão do interesse de analisar o mundo e a cultura. Sendo portadora de uma pluralidade cultural, a literatura infantil e a música assim como a poesia tem a capacidade de alegrar, divertir, emocionar as crianças, e ao mesmo tempo, apresentar à linguagem literária e musical a informação de maneira lúdica, provocando incessantemente nossa imaginação.  
Dessa forma, a literatura infantil, e a música são provocadoras de sentidos e significados. Ela envolve o ver, sentir, ouvir, ler de maneira ampla, tornando-se um convite à imaginação.





Nenhum comentário: