quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Rádio na Escola


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JARDIM PARAÍSO
SINOP- MT



PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA
 “RÁDIO NA ESCOLA” EMEB JARDIM PARAÍSO
ROSELAINE MARIA SAUER DIDONé




APRESENTAÇÃO

O projeto de implantação de uma “Rádio na Escola” é uma proposta de trabalho coletivo elaborado pela professora Roselaine Maria Sauer Didoné,  tendo como referência o Módulo Rádio do curso MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - CICLO INTERMEDIÁRIO, a partir de uma proposta do E-PROINFO ( MEC) - O e-ProInfo é um ambiente virtual de aprendizagem colaborativo desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distancia (SEED) do Ministério da Educação (MEC) em parceria com algumas instituições de ensino, que utiliza a Tecnologia Internet e permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem, que nos deu a oportunidade de pensar na gestão da comunicação em espaço educativo, e o que poderia ser feito para melhorar as relações de comunicação no espaço escolar, articulado juntamente com alunos e professores e todos os membros da comunidade da escolar. É uma proposta de trabalho que tem como ponto de partida a implantação de uma rádio escolar, visando ampliar a comunicação e estimular trabalhos tanto individual, como também em grupo, pois o trabalho coletivo é considerado de grande importância para o desenvolvimento da educação e da sociedade democrática.


JUSTIFICATIVA

 A Rádio-escola usada como mais uma opção de ferramenta de aprendizagem no ambiente escolar. Usar o rádio como ferramenta de aprendizagem é tão importante quanto estudar todas as disciplinas do currículo escolar, pois acreditarmos que a rádio auxilia os alunos a entenderem e exercitarem o direito e a importância de produzir informação, valendo-se da linguagem e da tecnologia próprias do rádio.
Acreditamos ainda que com a implantação de uma rádio-escola a produção e elaboração dos programas, onde os alunos também serão responsáveis e diretamente envolvidos no funcionamento da rádio, sendo mais comprometidos com o nosso espaço de construção de conhecimentos, incentivando assim a disposição para a aprendizagem, onde passarão a ser cidadãos/cidadãs verdadeiramente comprometidos com a educação e, consequentemente, mais participativos e responsáveis.
Tendo em vista a interação dos membros desta comunidade, a valorização da educação e dos nossos professores, bem como do ambiente escolar, os programas de rádio poderá se transformar numa valiosa ferramenta de conhecimento interdisciplinar e até mesmo transdisciplinar, possibilitando o acesso à informação do cotidiano dos alunos também trabalhar a inclusão e a oralidade.

METAS
  • Buscar a participação ativa dos integrantes da escola, conforme disponibilidade e interesse em fazer com que a Rádio-escola funcione diariamente no ambiente escolar;
  • Envolver os professores/alunos às atividades culturais e esportivas, através da participação da comunidade escolar;
  • Organizar os professores para que a cada semana sejam recrutados os alunos/ série com interesse em apresentar programas ao estúdio para a sua produção, promovendo interatividade e socialização.
  • Construir coletivamente um cronograma de execução, onde será indicado o nome do/a professor/a e a data em que serão produzidos os programas.


OBJETIVOS

  • Mostrar aos nossos jovens a importância dos meios de comunicação, a variedade lingüística e seus valores.
  • Revelar os vários talentos escondidos em cada canto da escola.
  •  Divertir a todos com anedotas, paródias e músicas alegres, dançantes, com letras interessantes;
  • Divulgar informes gerais inclusive aniversariantes;
  • Formar sujeitos conscientes do papel da comunicação e da liberdade de expressão;
  • Apresentar/ divulgar regras de convivência necessária no ambiente escolar, onde o processo ensino-aprendizagem deve ser pertinente.
  • Conscientizar e sensibilizar os alunos do seu papel na comunidade, a importância da educação e do saber, além de promover lazer, cultura, interação social e estimular o trabalho em grupo, fazendo entender o valor e o espírito de companheirismo, promovendo paz, união e consequentemente o desenvolvimento do potencial humano.

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO

·         Reunião para avaliação da implantação de Rádio na Escola entre os professores/gestores e comunidade escolar;
·         Visitar uma rádio para observar e conhecer o equipamento básico necessário para montar a rádio e pegar informações sobre fornecedores do equipamento para fazer orçamento;
·         Levantamento de necessidade de equipamentos – aparelhagem básica e fazendo orçamentos;
·         Aquisição de equipamentos e instalação da Rádio.
·         Analisar as informações de todos os setores da Escola para divulgar em dias e horários onde serão divulgados.
·         Pôr em prática o Projeto com programas diários, com estilos diferentes de músicas e formato.
·         Analisar o impacto e o alcance do Projeto com o fim de melhorar a cada programa.

RECURSOS:

·         Para a realização da implementação da Rádio-escola, buscaremos patrocínio junto á empresas e rádios (doação de aparelhos sem uso para doação) da cidade, divulgar a idéia junto á comunidade escolar para doações espontâneas, rifas com objetivo específico, voltado a implantação da rádio na escola também será necessário:

- Recursos Humanos:
Direção e coordenação da escola
Professores de informática
Professores e alunos.

- Recursos Materiais:
Mesa de controle de som
microfone
Cabos de transmissão
Pequenas caixas de som ( pontos estratégicos do pátio)
Fone de ouvido
Gravador
Amplificadores

AVALIAÇÃO
        A avaliação ocorrerá durante a execução do projeto e as alterações acorrerão conforme aparecimento de novos dados e no decorrer das atividades.
        Será avaliado também o empenho e grau de dificuldade na conquista dos recursos, como revisão e aperfeiçoamento do próprio trabalho e as novas necessidades e propostas serão recicladas conforme o grau de importância e recurso possível.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Cortez, 1993





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