segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


CONCURSO DE POESIA NA ESCOLA
RECITAL
“NÃO LEMOS NEM ESCREVEMOS POESIA PORQUE É BONITINHO. LEMOS E ESCREVEMOS POESIA PORQUE SOMOS HUMANOS. A RAÇA HUMANA ESTÁ REPLETA DE PAIXÃO”.
               (FILME:Sociedade dos Poetas Mortos)
APRESENTAÇÃO:

O PRESENTE PROJETO FOI ELABORADO PELA PROFESSORA “ISALDETE RIBEIRO PASSERO”, PARA INCENTIVAR A CRIATIVIDADE, A LEITURA E A ESCRITA DE SEUS ALUNOS.
     FOI APLICADO COM ALUNOS DAS SÉTIMAS SÉRIES A, B E C DA EMEB JARDIM PARAÍSO-EXTENSÃO MÃE DE DEUS.

      "A POESIA PODE AJUDAR CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, COMO AS CRIANÇAS DISLÉXICAS. COMO A POESIA TEM RITMO E FRASES CURTAS, OS DISLÉXICOS CONSEGUEM LER, ENTENDER E A PARTIR DAÍ, GOSTAREM DA LEITURA."





quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

CULTURA AFRO-BRASILEIRA


PROJETO:

CULTURA AFRO-BRASILEIRA


JUSTIFICATIVA

Historicamente o Brasil no aspecto legal teve uma postura ativa diante da discriminação e do racismo que atinge a população  Afro descendente brasileira até hoje.
Nesse sentido, constatou-se  a necessidade de promover um trabalho educativo voltado para o respeito e convívio harmônico com a diversidade, proporcionando á criança desde cedo o desenvolvimento de sua capacidade dialógica e também para que haja consciência de nossas próprias raízes históricas, valorizando a ser humano sem violência, com menos preconceito e racismo.

OBJETIVO

* Valorizar a cultura negra e seus afros  descendentes  na escola e na sociedade;
* Entender e valorizar a identidade da criança negra.
* Promover o ¨brincar¨ com boneca e boneco negros;
*Relato escrito sobre o cuidar do boneco e boneca;
*Confecção de livros com relatos escritos feitos por cada aluno do 3ª ano B;
*Confecção do tabuleiro KALAH – MANDALA  
*Assistir filmes e ler histórias africanas
* Produzir jogos da cultura africana com as turmas do 3ª ano B, 4ª ano A, B, 5ª ano A, B, C  e D.

DESENVOLVIMENTO

O projeto será desenvolvido em consonância com um dos temas estudados no bimestre, através de atividades de exploração de forma sistematizada. Para a conclusão dos trabalhos propostos será utilizado os seguintes materiais:
*Livro didático: Coleção Aprendendo Sempre – Claudia Miranda /Vera Lúcia Rodrigues – Ed. Ática ;
*Vídeo TV Escola;
*Livro: Português Linguagens – William R. Cereja – Ed. Atual;
*Revista para recortes;
*Boneco e boneca de pano;
*Livro de histórias: Menina bonita de laço de fita- Maria H. Machado entre outras ;

PROFESSORAS:

MARIA IVONE DEBASTIANE

SIMONE SOLANGE SCHLAG

TABULEIRO KALAH – MANDALA







































LIVROS CONFECIONADOS PELOS ALUNOS DO 3ºANO"B":

Viagem pelo mundo Encantado da Literatura, Poesia e Música.



   OBJETIVO:

   Este projeto tem por objetivo trabalhar diferentes gêneros textuais através de livro e diversas músicas através de estratégias que favoreçam a compreensão, participação e estimulem a formação de leitores. 


JUSTIFICATIVA:

A sociedade está cada vez mais globalizada. As crianças incorporam esse novo estereótipo de vida, tem acesso a muitas informações e tecnologias. Muitos não sabem o que é brincar na rua com os colegas, na chuva, subir em uma árvore. Mas, com certeza domina como ninguém um videogame, computador, celular, mp4, dentre outros aparelhos tecnológicos. Isso é refletido na sala de aula, crianças ligadas fortemente às tecnologias que mal conseguem interagir com o outro e fazer as tarefas escolares. Cabe ao professor, nesse caso, introduzir novas atividades que estimulem o gosto, a curiosidade das crianças, como a leitura de livros literatura infantil, poesias e músicas.

O trabalho com a literatura infantil, poesia e música é de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança. A partir dos contos, das histórias, lendas, parlendas, poesias, musicas e da motivação do professor, a criança tem a oportunidade de exercitar a imaginação, criando imagens a partir do seu contexto social. O ambiente narrado na história, as cores, os cheiros, os objetos, os sons, os personagens ganham proximidade com os fatos vivenciados no cotidiano vivido ou imaginado pelas crianças.

O ato de ouvir músicas, poesias e contar histórias estão, quase sempre, presente nas nossas vidas: desde que nascemos, aprendemos por meios das experiências concretas das quais participamos, mas também através daquelas experiências das quais tomamos conhecimento através do que os outros contam. Todo tem necessidade de contar aquilo que vivenciamos, sentimos, pensamos e sonhamos. Dessa necessidade humana surgiu a literatura: do desejo de ouvir e contar para através dessa prática, compartilhar. (GRAIDY e KAERCHER, 2001, p.81).


Entendemos que a presença da literatura infantil da música, da poesia na sala de aula e a mediação realizada pelo professor, permitem à criança a fruição, o prazer e a alegria permitindo-lhe adentrar no mundo mágico da imaginação. A criação de espaço para a criança ouvir, contar, recontar e inventar histórias, dando sentidos e significados às experiências vivenciadas em seu cotidiano, propicia o exercício da linguagem oral, da invenção, como autores e criadores de sentidos e textos.
Nesse exercício, a criança que agora é ouvinte, posteriormente será o contador. Pois ela tende a repassar para o outro aquilo que ouviu e achou interessante. Sisto (1991) reitera que “contar histórias hoje significa salvar o mundo imaginário.  Vivemos, em nosso tempo, o império das imagens, quase sempre gerais, reprodutoras e sem individualidade”.  .
Recomenda-se inicialmente propiciar às crianças o contato concreto com o livro, poesias, músicas e com o ato de ouvir e contar história e escutar músicas de uma forma prazerosa e agradável desde muito cedo. Num segundo momento é possível trabalhar com a história e músicas, com as palavras ali presentes, pois nesse momento a criança já estará sendo introduzida no mundo da escrita, e a história para ela terá outro sentido.
Entendemos que a literatura infantil e a música por colaborar na iniciação da criança no mundo literário e musical podem ser utilizadas como instrumento para a sensibilização e contato com a arte, para a expansão do interesse de analisar o mundo e a cultura. Sendo portadora de uma pluralidade cultural, a literatura infantil e a música assim como a poesia tem a capacidade de alegrar, divertir, emocionar as crianças, e ao mesmo tempo, apresentar à linguagem literária e musical a informação de maneira lúdica, provocando incessantemente nossa imaginação.  
Dessa forma, a literatura infantil, e a música são provocadoras de sentidos e significados. Ela envolve o ver, sentir, ouvir, ler de maneira ampla, tornando-se um convite à imaginação.





GINCANA NA ESCOLA

    O projeto"GINCANA NA ESCOLA" teve como objetivo promover a cooperação, trabalho em equipe, competição de forma sadia, socialização e estimular o raciocínio e a criatividade dos participantes.
    Foi desenvolvido por todos os professores e a coordenação da extensão da EMEB Jardim Paraíso, com  alunos do 6º ao 8ºano.
    Durante a primeira semana de dezembro as crianças arrecadaram alimentos que foram doados para o Lar Vicentino e Casa de Apoio-"Padre João Salarini", como uma das tarefas da gincana.





















A gincana aconteceu no dia 07 de dezembro de 2012, no barracão da Igreja Mãe de Deus, nos períodos matutino e vespertino com as seguintes provas:
*Arrecadação de alimentos não perecíveis;
*Criar um grito de guerra;
*Corrida da batata;
*Dança da laranja;
*Prova do balão de água;
*Corrida do ovo;
*Guerra dos balões;
*Miss e mister invertido;
*Charada passa ou repassa;
*Prova do grampo de roupa;
*Corrida amarrada;
*Prova da garrafa PET.















ARTESANATO FEITO COM FOLHAS DE REVISTAS


PROFESSORA: Simone Solange Schlag
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos do 3ª ano B o manuseio de materiais alternativos na confecção de porta trecos, incentivando a criatividade e o trabalho em equipe, mostrando-lhes uma forma de criar objetos como enfeites decorativos e com utilidades.
                                                                                                                     


JUSTIFICATIVA
  Como a reciclagem é um meio que contribuiu com a preservação do meio ambiente como também  a  importância de reutilização de matérias  reciclados, criando enfeites decorativos com utilidades afins tais como porta cartas, porta canetas, porta retratos  entre outros porta trecos.
 Esse trabalho artesanal desenvolve a criatividade, a coordenação motora, noção espacial, lateralidade, percepção visual,  concentração e incentivo para reaproveitamento de material.
Através desse projeto, busca-se a conscientização dos alunos do 3ª ano B de que nem tudo que consumimos poder ser considera lixo e que eles podem reaproveitar certos matérias para desenvolver o artesanato e até podendo ser uma fonte de renda.
 









































RESULTADOS DA PROVINHA BRASIL


A EMEB PARAÍSO realizou em 2012  mais uma etapa de aplicação da PROVINHA BRASIL nos 2° anos do ensino fundamental de 9 anos. O teste 1 aconteceu em junho  e o teste 2 no início de dezembro e tivemos ótimo resultado. 
Queremos agradecer a todos os alunos pelo excelente desempenho e às  professoras "Cleuza Maria Martins de Paula","Alcídia Divanir Simões Sales Pavan", "Ana Alice Silva Fernandes" e também a todas as professoras do 1º ano que trabalharam em 2011 com estes alunos pelo resultado mais que satisfatório.



Parabenizamos os alunos "Giullian George da Costa Petry", "Joan Pedro Almeida da Silva", "Luiz Diogo da Silva Salvador" e "Isabela Martins Oliveira" por acertar 100% da prova de leitura e matemática no teste 2 e conforme combinado com os alunos, os mesmos foram premiados. 
ISABELA E PROFªALCÍDIA









GIULLIAN E DIRETORA VERIDIANA
LUIS DIOGO E PROFºCLEUZA

JOAN PEDRO E DIRETORA VERIDIANA









Muitos alunos chegaram perto, mas no geral as três turmas foram ótimas e a seguir demonstraremos em um gráfico o resultado.

            A PROVINHA BRASIL, desde 2008 vem sendo disponibilizada em dois períodos: no início e no término do ano letivo. Os dados coletados e as informações produzidos permitem às secretarias de educação a revisão dos planejamentos e o estabelecimento de metas pedagógicas, a escolha dos componentes curriculares que precisam ser enfatizados, a adequação das estratégias de ensino de acordo com as necessidades dos alunos e, ainda, a adoção de medidas políticas pertinentes às realidades de cada escola ou rede.

Entendemos que a participação nessa avaliação traz benefícios para todos os envolvidos no processo educativo:

ALUNO: poderá ter suas necessidades melhor atendidas mediante o diagnóstico realizado. Assim, espera-se que o seu processo de alfabetização aconteça satisfatoriamente.

PROFESSOR ALFABETIZADOR: poderá identificar, de maneira sistemática, as dificuldades de seus alunos, o que possibilitará a reorientação de sua prática, quando necessário. Além disso, a leitura e as análises dos instrumentos e dos resultados poderão se constituir em uma proveitosa fonte de formação.

GESTORES: terão mais elementos para o aperfeiçoamento do currículo e para a produção e a revisão de politicas, como a formação dos professores alfabetizadores.


ANÁLISE DOS DADOS:


TURMA
TESTE 1
TESTE 2


LEITURA %
MATEMÁTICA%
LEITURA %
MATEMÁTICA %

A
15,25
14,2
16,66
16,43

B
15,86
14,76
16,09
18,57

C
14,22
14,28
16,38
18,5












PARABÉNS A TODOS    PROVA BRASIL 2012
















PALESTRAS SOBRE EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA

   A EMEB JARDIM PARAÍSO foi beneficiada com a parceria entre as empresas DUPONT com o representante" LUIS ROGÉRIO SILVA" e o gerente da  AGRO AMAZÔNIA, "JULIANO QUEIROZ", com palestra informativa sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança para proteção individual, os alunos assistiram um vídeo e receberam instruções específicas quanto ao uso correto destes equipamentos, após a palestra os alunos escreveram uma redação sobre o assunto.
   Os empresários premiaram  as seis(6) melhores redações com uma bicicleta cada. A professora Edilma Maria, que leciona língua portuguesa, foi premiada com um DVD pela excelência nos trabalhos com os alunos e a Escola foi premiada com um Micro computador para continuarmos investindo no conhecimento de nossos alunos.











   Os alunos premiados foram:
                                           *JENNER MAZZOTTY JUNIOR -5ºANO"A";
                                           *ELISA CLARA STEINBACH -5ºANO"B";
                                           *KAUAN RODRIGO BRUM BEATO-5ºANO"C";
                                           *MAYARA STEPHANI SCHEIDER-6ºANO"A";
                                           *CAMILA BEINEHR CRUZ-6ºANO"A";
                                           *ALINE DE OLIVEIRA GOMES-6ºANO"B".
JENNER
MAYARA STEPHANI


                                         

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

DENGUE

      DURANTE O 4º BIMESTRE A PROFESSORA "NELCI VIZENTIN" DESENVOLVEU UM PROJETO COM O TEMA "DENGUE", COM O 5ºANO "A".

      O PROJETO TEVE COMO OBJETIVO A CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR E DO ENTORNO DA ESCOLA QUANTO À IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO CONTRA A DENGUE, POIS ESSA DOENÇA É GRAVE E VEM CAUSANDO MORTES.
      DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO FORAM FEITOS LEVANTAMENTOS DE DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS  DA DENGUE EM SUAS DIVERSAS FORMAS, EXIBIÇÃO DE SLIDES SOBRE O TEMA, PESQUISA NA INTERNET, PASSEIO DE CAMPO E DISCUSSÕES PARA QUE OS ALUNOS TIVESSEM BASE PARA ESCREVER PRODUÇÕES DE TEXTOS, CARTAZES, DESENHOS, MAQUETES E CONFECÇÃO DA MOSQUITÉRIA.