quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Conscientização: Higiene Bucal

"Conscientização sobre Higiene Bucal"

A Sauer/Sinopaz e a equipe da Odontologia Suprema realizaram nas Escolas Municipais de Sinop, palestras sobre higiene bucal e doação de escovas de dente. No mês de julho/2011 a escola beneficiada foi a Escola Jardim Paraíso.
Mais de 2 mil crianças matriculadas nas escolas municipais de Sinop já foram beneficiadas. Dentre as escolas estão: Escola Estadual Cleufa Hübner, Escola Jardim Paraíso, Escola Valter Kunze, Jardim Umuarama II e Jardim Imperial.
Fonte: http://www.gruposauer.com.br/Noticias




Mês do Aniversário da Cidade

Durante este semestre, mas precisamente no mês de agosto e setembro que antecede ao mês de aniversário da cidade de Sinop-MT – dia 14 de setembro, conversamos muito com os alunos sobre a cidade através do contato com a variedade de fotos e conteúdos e de pesquisa sobre o município para ampliar o campo de conhecimento dos alunos e despertar o interesse pela história do nosso município de Sinop, usando para isso slides sobre o tema e informações sobre sua fundação ( com fotos e dados sobre a cidade).

Durante o desenvolvimento do projeto realizamos muitas atividades lúdicas, pesquisas, montagem do mural e para fecharmos o semestre, fizemos uma aula passeio nos principais pontos da cidade.

O trajeto foi o seguinte:
Sair da escola para o aeroporto, passar pela catedral. Supermercado Machado Itaúbas, depois nos deslocamos até o parque Florestal onde realizamos um lanche com as crianças. Em seguida passamos pela Acrinorte, Cartódromo, Atacadão, Corpo de Bombeiros, São Cristóvão, Machado Super Center, Estádio Gigante do Norte e depois de fazer esse trajeto todo, retornamos para a escola.





               






              

     
             

História do Município de Sinop.


NOME DA ESCOLA:  JARDIM PARAISO
NOME DO PROGRAMA/PROJETO: História do Município de Sinop.
DISCIPLINA: Geografia e História
TURMA(S): Todas as Séries

OBJETIVO(S): Possibilitar o contato com a variedade de fotos e conteúdos e de pesquisa que ampliarão o campo de conhecimento dos alunos para despertar o interesse pela história do nosso município de sinop, usando para isso slides sobre o tema e informações sobre sua fundação.

PROGRAMAS OU SITES:
Microsoft Office PowerPoint

ATIVIDADES: Apresentação dos slides e exposição da história do município pela professora.

ALUNOS ASSISTINDO SLIDES: HISTÓRIA DA CIDADE DE SINOP









terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mão na Bola, Handebol na Escola

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JARDIM PARAÍSO




PROJETO:
MÃO NA BOLA,
HANDEBOL NA ESCOLA


                                                                                                  Professor: 
                                                                Jacob Patriche da Cunha



SINOP-MT






APRESENTAÇÃO

            O projeto “Mão na bola, Handebol na escola” consiste em uma proposta de estímulo da prática esportiva em crianças e adolescentes, visando contribuir para o desenvolvimento global do corpo, no desempenho escolar, além de preencher o tempo ocioso e beneficiar a saúde dos indivíduos.
            O interesse dos alunos pela prática da modalidade do Handebol teve início nas aulas de Educação Física realizadas no ano de 2008, onde o jogo foi apresentado com caráter recreativo, despertando o estímulo necessário nos educandos para desenvolver este projeto.
            Diante disso, buscou-se elaborar um projeto de iniciação à prática, com atividades específicas e regras básicas para a execução do jogo, assim como priorizar situações que necessitem trabalho em equipe, respeito mútuo, noções de espaço, duração, e que os alunos possam conhecer seu corpo e os limites que o mesmo possui.
            As aulas serão realizadas na quadra externa da Escola Municipal de Educação Básica Jardim Paraíso, onde poderão participar as crianças e adolescentes que residam próximas a escola e que tiverem interesse, as turmas serão separadas por gênero e faixa etária, e a duração da aula será de uma (01) hora para cada turma, uma vez na semana. Caso o número de alunos inscritos seja grande, novos horários serão abertos, de acordo com as possibilidades de utilização do espaço e iluminação da quadra.
            Espera-se que, ao final do ano corrente, os educandos conheçam a modalidade do Handebol nos seguintes aspectos: regras básicas, posicionamento na quadra, fundamentos específicos para execução do jogo e, principalmente, tenham consciência da importância da prática de uma modalidade esportiva para sua saúde e para seu convívio em sociedade.




OBJETIVO GERAL

            Proporcionar a prática esportiva no ambiente escolar, tornando-a um ambiente físico propício para estimular o desenvolvimento da personalidade esportiva das crianças bem como auxiliar no desempenho escolar, socialização e na interação dos alunos com a área dos esportes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Promover a integração dos alunos matriculados na Escola Municipal de Educação Básica Jardim Paraíso com os demais freqüentadores de outras escolas da região;
·         Proporcionar o desenvolvimento das habilidades motoras básicas e específicas para a modalidade;
·         Participar de competições escolares (sem visar resultados);
·         Elaborar atividades que despertem toda a capacidade imaginativa e investigativa da criança;
·         Auxiliar, por meio de atividades adequadas ao grau de desenvolvimento das crianças, o avanço técnico/tático das mesmas no handebol com o intuito de dotá-las de capacidade geral de jogo;
·         Estimular a socialização, a necessidade do trabalho em equipe através dos jogos;
·         Evitar a especialização precoce.
JUSTIFICATIVA

            O interesse pela modalidade do Handebol na nossa escola, acrescidos pelos inúmeros benefícios que sua prática possibilita, foram os fatores determinantes para a elaboração e aplicação desse projeto no âmbito escolar.
            Ensinar os esportes coletivos na escola visando à aprendizagem do jogo é uma maneira de proporcionar aos alunos e demais crianças da comunidade a sua prática de forma prazerosa, repassando os conhecimentos específicos necessários para que, no futuro, possam tornar-se praticantes e espectadores pensantes e críticos, além da contribuição na formação do indivíduo como um todo, abrangendo os aspectos físicos, cognitivos, psicológicos, afetivos e sociais.
            Visando o aspecto social do nosso projeto, procurou-se oferecer as escolinhas no horário contrário ao de aula ou quando a mesma já tenha sido encerrada, como forma de ocupar o tempo ocioso dos alunos, resgatando-os da rua ou da frente da televisão/computador. Da mesma forma, o desempenho e comportamento escolar também serão acompanhado e controlado, forçando-os a se dedicarem aos estudos com a mesma energia que abraçaram o Handebol em suas vidas.


METAS

            Espera-se que, ao final do ano corrente:
  • Os alunos estejam aptos a jogar Handebol, conhecendo as regras, a técnica e as táticas de jogo;
  • Tenham participado de maneira satisfatória de competições escolares;
  • Tenham adquirido gosto pela prática esportiva e que conheçam os benefícios que a mesma traz para o seu corpo;
  • A prática da modalidade possa auxiliar na disciplina e na convivência dos alunos na sala de aula e com os professores;
  • Os alunos estejam integrados com as crianças da comunidade, tornando o ambiente mais favorável para a convivência social.


PÚBLICO ALVO

            O projeto visa atender além dos meninos e meninas matriculadas na Escola Municipal de Educação Básica Jardim Paraíso, as demais crianças da comunidade próxima ou que tenham interesse em praticar a modalidade de Handebol, com idades entre oito (08) e quatorze (14) anos, que serão distribuídas em horários e dias da semana a serem confirmados pelos professores responsáveis pelo projeto.
Inicialmente, espera-se atender um número de cem (100) crianças, de ambos os gêneros, separadas em cinco (05) horários diferenciados. Porém, caso a procura seja grande, pode-se aumentar o número de turmas e de horários.
            Segue a tabela com os dias da semana, horário, gênero/faixa etária e professor responsável por cada aula de Handebol:
Dia da semana
Horário
Gênero
Faixa etária
Prof. Resp.
segunda-feira
17 às 18:30 horas
masculino
10 a 14 anos
Jacob Patriche
Terça-feira
17 às 18:30 horas
feminino
10 a 14 anos
Jacob Patriche
Quarta-feira
17 às 18:30 horas
Masculino
10 a 14 anos
Jacob Patriche
Quinta-feira
17 às 18:30 horas
Feminino
10 a 14 anos
Jacob Patriche
Sexta - feira
17 às 18:30 horas
Maculino
10 a 14 anos
Jacob Patriche

            Esses alunos serão devidamente matriculados nas aulas de Handebol, haverá controle de freqüência e entrega de certificado no final do ano letivo para as crianças que atingirem no mínimo 75 por cento (%) de presença.

METODOLOGIA

            Para o desenvolvimento desse projeto, será utilizada a metodologia com base na concepção aberta de ensino, proposta por Hildebrant (autor alemão que tem a realidade da educação física intimamente ligada ao conteúdo esportivo) que tem como principais objetivos: a autonomia, a capacidade de comunicação, a criatividade e a responsabilidade dos alunos.
Nessa proposta, as aulas estarão dentro de um determinado objetivo momentâneo a ser alcançado pelos alunos, como por exemplo: estratégias ou táticas do handebol, situações problemas que surgem e deverão ser solucionados a partir de jogos coletivos, porém a ação pedagógica é cotidianamente encaminhada para os itens mencionados acima.
Ressaltamos que as atividades propostas nas aulas de Handebol terão caráter de iniciação ao esporte, com jogos pré-desportivos, atividades recreativas dando ênfase aos fundamentos básicos manipulativos dos alunos, assim como a assimilação das regras através dos jogos. Deixamos claro que o nosso projeto não visa rendimento nem especialização precoce, mas sim, estimular a prática esportiva e em especial dessa modalidade, contribuindo para a formação dos futuros cidadãos do nosso município.


AVALIAÇÃO

            A avaliação será feita de forma contínua durante todo o desenvolvimento do projeto, da seguinte forma:
            - A freqüência dos alunos será registrada através de folhas de presença;
            - o desenvolvimento dos alunos será acompanhado a cada aula, sendo anotados as dificuldades para serem trabalhadas com mais ênfase durante as atividades;
            - desempenho dos alunos durante as competições escolares que participarem (será observado o comportamento em quadra e não a colocação alcançada);
            - ao final de cada aula, haverá um feedback onde os alunos poderão expor suas dúvidas, fazer comentários, abrindo espaço para que façam críticas construtivas, estimulando-os a pensar e se expressar.







Recriando Obras de Tarsila do Amaral

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JARDIM PARAÍSO

PROJETO DE ARTES:
RECRIANDO OBRAS DE
TARSILA DO AMARAL

TURMA: de 1º ao 5º Ano
PROFESSORES:
Fabíola Caroline Rossi da Cunha
Nilva Lorini Siminoni

Sinop-mt

APRESENTAÇÃO
            A Arte se define como a criação do homem com valores estéticos que sintetize as suas emoções, sua história, seus sentimentos e sua cultura. O ser humano já deixava sua marca nas paredes e cavernas desde a pré-história, fazia assim o registro da história do mundo.
            A Arte se apresenta de várias formas: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura, a poesia, etc.
            Nesse projeto, iremos trabalhar a Arte através de pintura ema tela, baseando-se na vida e obras da artista plástica brasileira “Tarsila do Amaral”.

JUSTIFICATIVA

            A educação vem passando por uma grande modificação nos últimos anos, principalmente a disciplina de arte.
            Há alguns anos atrás o bom aluno era aquele que fazia exatamente como o modelo (copiava), aos poucos essa prática foi dando lugar a expressão livre. Por muitos e muitos anos as aulas de arte não eram consideradas “aulas importantes”. Hoje é preciso que o aluno entenda a razão de estar trabalhando aquela atividade e que conteúdos de arte estão sendo abordados.
            É necessário que o aluno tenha uma referência histórica (c0nhecer0, que produza de forma crítica (fazer), que consiga realizar um diálogo com o que está sendo apresentado ( apreciar) e que se expresse colocando seus sentimentos, suas emoções de modo que a produção final tenha seu próprio “jeito”, seu próprio “estilo”, sua “marca”.

OBJETIVO GERAL

            Instigar os educandos a produzir trabalhos inéditos e criativos baseados nas obras da artista plástica brasileira Tarsila do Amaral. E que a partir desse trabalho se interessem por conhecer outros artistas e se expressem artisticamente, buscando sua própria forma de criação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Conhecer a importante artista brasileira Tarsila do Amara (vida e obras), com relevante importância na História da Arte no Brasil.
·        Realizar leitura formal e interpretativa das obras de arte e reler ou refazer as obras, experimentando diferentes técnicas e materiais expressivos, sempre buscando seu jeito e, seu próprio estilo.
·        Trabalhar conteúdos de arte e contextualizar a época que a obra foi realizada.
·        Expressar-se com diferentes técnicas e diferentes materiais expressivos.
RECUROSOS

·        500 telas brancas 30x20 ou maior;
·        60 pincéis;
·        10 caixas de tinta acriléx, com 12 unidades cada, em cores variadas;
·        25 cartolinas brancas;
·        15 caixas de giz de cera acriléx;
·        Bandejas de isopor de cor branca;
·        Cópias dos quadros da artista para exposição em sala de aula;
·        Laboratório de informática ( pesquisas);
·        Copos descartáveis ( pequenos)
DESENVOLVIMENTO


·        SEMANA – Os alunos irão ao laboratório de informática, onde pesquisarão a vida e visualizarão as obras da Tarsila do Amaral, bem como as formas e cores por ela utilizadas. Neste momento, esboçarão no caderno a obra que mais chamou sua atenção.
·        2ª SEMANA – os educandos esboçarão na própria tela, com lápis de escrever para iniciar a pintura na semana seguinte;
·        3ª SEMANA - pintura própria mente dita, auxiliando na mistura de tinta, no manuseio do pincel e combinação das obras.
·        4ª SEMANA – continuação da pintura na tela com o uso das tintas e conclusão das atividades ( assinatura dos alunos).
·        5ª SEMANA – exposição da vida de Tarsila do Amaral e obras dos alunos á comunidade escolar.

CRONOGRAMA
Datas
Programação prevista
09 a 12/06
Pesquisa da vida e obras da artista no seu site oficial, no laboratório de informática da escola.
16 a 20/06
Esboço dos trabalhos na tela com lápis de escrever.
23 a 27/06
Início da pintura das telas.
30/06 a 06/07
Conclusão das atividades nas telas.
11/07
Exposição dos trabalhos à comunidade escolar.

AVALIAÇÃO
            A avaliação acorrerá de forma contínua durante todo o andamento do projeto, verificando a participação e o interesse dos alunos.